Volvo desenvolve camião do lixo com condução autónoma

A Volvo tem já nas estradas um camião do lixo que não precisa de tripulação. O sistema foi previamente testado numa mina em 2016 e prepara-se para revolucionar a vida nas cidades. No projeto a marca sueca de automóveis, camiões e máquinas conta com a parceria da Renova, uma empresa de gestão de resíduos da Suécia.

O novo camião do lixo com condução autónoma da Volvo realizará as primeiras viagens com condutor de forma a poder calibrar todos os sensores e ensinar as rotas ao sistema de navegação por satélite. Nest aprendizagem o camião irá também registar os pontos e tempos de paragem junto a contentores do lixo.

Ao contrário do que acontece em Portugal, na Suécia o trabalho de recolha do lixo doméstico com camiões é efetuado apenas por uma pessoa. Com o novo camião autónomo será poupado o tempo e manobras do condutor/operador já que o camião terá a seu cargo todo o processo de condução.

Uma das promessas deste projeto singular de condução autónoma da Volvo é o de reduzir emissões e consumos de combustível.

Por enquanto é um projeto piloto da Volvo e da Renova e não há ainda certezas quanto ao seu enquadramento na realidade para breve.

Veja também...

Deixe o seu comentário