Volvo anuncia planos para acelerar a mudança para carros elétricos

A Volvo anunciou o seu plano para uma oferta pública inicial enquanto procura levantar mais dinheiro para acelerar a sua transição para uma empresa de carros totalmente elétricos.

O anúncio surge após a notícia da semana passada de que a Polestar, a empresa de carros elétricos que é uma joint venture entre a Volvo e a Geely, se estava a  tornar pública ao se fundir com uma empresa de aquisição de propósito específico, ou SPAC. Esse negócio avalia a Polestar em cerca de US$ 20 bilhões, apesar de vender apenas dois modelos, um cupê híbrido de luxo e um sedã fastback totalmente elétrico.

A Volvo está a escolher uma rota mais tradicional ao prosseguir com um IPO em Estocolmo que pode avaliar a sua empresa em mais de US$ 25 bilhões.

A Volvo disse que pretende arrecadar cerca de US $ 2,86 bilhões, com a emissão de novas ações. O objetivo é usar esse dinheiro para acelerar os planos de descontinuar a venda de carros movidos a gasolina na sua tentativa de se tornar uma empresa somente EV até 2030. Também representa um retorno dramático para a Volvo, que foi vendida para a Geely por um a sitiada Ford por apenas US $ 1,8 bilhão em 2010.

blank

A Volvo lançou o seu primeiro carro totalmente elétrico, o XC40 Recharge, no ano passado. O SUV tem um alcance de aproximadamente 200 milhas e pode carregar suas baterias até 80% da capacidade em 40 minutos.

A lista ofereceria aos investidores a chance de apostar na transição da indústria automotiva para veículos totalmente elétricos num momento de preocupações crescentes sobre as emissões de gases e uma repressão dos governos ao redor do mundo na produção de carros a gás.

Geely, que é a maior montadora privada da China, irá vender algumas das suas ações da Volvo como parte do IPO, embora não tenha dito quantas nem como isso poderia afetar a participação geral da empresa na montadora. No início deste ano, a empresa desistiu de um plano para fundir totalmente a Volvo com a divisão automotiva da Geely.

Fonte: Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here