Volkswagen tinha Powerpoint com instruções para viciar motores Diesel

volkswagen

A Volkswagen continua emaranhada na teia despoletada pelo escândalo de manipulação dos índices de emissões dos motores turbo-diesel. Segundo o New York Times a marca alemã produziu em 2006 uma apresentação a explicar os passos a seguir de forma a conseguir uma evasão aos testes de emissões de poluentes nos automóveis destinados ao mercado norte-americano.

A sustentar a informação avançada pelo jornal duas pessoas que viram a apresentação, em formato PowerPoint, tendo a mesma sido descoberta no âmbito das investigações em curso do ‘Dieselgate’.

Este ficheiro PowerPoint foi preparado para resolver a falha do alcance da meta das normas de emissões para motores Diesel. A marca, em vez de gastar alguns milhões de euros em desenvolvimento de sistemas de filtragem que tornariam consequentemente os automóveis mais caros, produziu a referida apresentação de forma a demonstrar a incorporação de software capaz de detetar quando os automóveis estivessem a ser testados para alterar os parâmetros do motor.

A confirmar-se a existência deste ficheiro a Volkswagen verá o cenário piorar já que as autoridades assumirão a manipulação dos índices de emissões como um procedimento sistemático e do amplo conhecimento interno, e não apenas de um círculo restrito de membros de uma determinada equipa de engenharia. Ou seja, o valor despendido pela Volkswagen em compensações aos consumidores lesados até ao momento foi de 18,2 mil milhões de euros e poderá subir atendendo a esta nova peça no complicado puzzle.

Fonte: New York Times

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here