Volkswagen ID.5 consegue a pontuação máxima no teste de assistência ao condutor da Euro NCAP

Os especialistas do Euro NCAP atribuíram à Volkswagen a pontuação máxima como “Muito Bom”, pelas suas mais recentes tecnologias de assistência no ID.5.

Com sistemas de assistência ao condutor de última geração e a utilização de dados swarm, a Volkswagen dá o próximo passo em direção à condução automatizada “Travel Assist com dados swarm2″ está agora disponível, como opção, na Europa em todos os novos modelos equipados com ID.Software 3.0.

As últimas tecnologias de assistência do ID.5 receberam a classificação “Muito bom” e obtiveram 4 dos 4 pontos possíveis – a pontuação mais alta possível – no Euro NCAP (European New Car Assessment Programme). Os técnicos ficaram impressionados com os sistemas inovadores do ID.5 totalmente elétrico, destacando o extremo conforto e um excelente nível de assistência.

Com o “Driver Assistance Test”, o Euro NCAP ampliou o seu esquema de testes para além do clássico crash test e introduziu um sistema organizado de avaliação e classificação na área dos sistemas de conforto e assistência, com o objetivo de dar aos consumidores uma visão realista do desempenho dos sistemas de assistência de última geração.

Os procedimentos de teste adicionais na área da assistência rodoviária incluem um par de cenários críticos na condução em autoestrada, tais como manobras típicas de entrada e saída, testando a eficácia dos sistemas no apoio ao condutor para evitar acidentes. O teste “Assistance Competence”, avalia o envolvimento do condutor, ou seja, a forma como funciona em conjunto com o sistema e de que modo o sistema assegura que este permaneça focado na condução.

O teste “Safety Backup” avalia o desempenho do veículo para evitar colisões e minimizar as consequências que possam advir de um acidente. Na sua avaliação, o Euro NCAP salienta “O Volkswagen ID.5 tem um nível muito bom de “Vehicle Assistance”, semelhante ao nível de “Driver Engagement”. Combinado com um excelente back-up de segurança, o sistema, no geral, oferece uma Muito Boa assistência rodoviária.”

No ID.5, a Volkswagen utiliza sistemas de assistência inovadores e totalmente conectados, o opcional “Travel Assist com dados swarm”, é o melhor exemplo. Dentro dos limites do sistema, é capaz de manter ativamente o veículo na faixa de rodagem e manter tanto a distância do veículo da frente como a velocidade máxima definida pelo condutor. Entre outras coisas, o sistema utiliza a função de Assistência na Faixa de Rodagem “Lane Assist” que mantém ativamente o veículo no meio da faixa de rodagem. No entanto, o “Travel Assist com dados swarm” é capaz de se adaptar ao estilo de condução e também pode manter o veículo do lado direito ou esquerdo da faixa de rodagem.

Na autoestrada, o “Travel Assist com dados swarm” pode, de forma opcional, prestar apoio ativo durante a mudança de faixa de rodagem à velocidade de 90 km/h ou superior. Se ativado, a mudança de faixa pode ser iniciada e executada através de um toque subtil indicador de mudança de direção. Desde que os sensores não detetem nenhum veículo ao seu redor e que o volante capacitivo reconheça as mãos do condutor, o veículo inicia automaticamente a manobra de ultrapassagem e muda de faixa de rodagem. O condutor pode intervir e assumir o controlo do automóvel a qualquer momento.

O assistente também está equipado com Cruise Control Adaptativo (ACC) e de assistência em curva. A velocidade do veículo pode ser ajustada aos limites de velocidade aplicáveis e ao percurso da estrada (curvas, rotundas, etc.). Uma vez que estão disponíveis dados anónimos de outros Volkswagen, o novo “Travel Assist com dados swarm” também pode dar apoio em estradas que só tenham uma marcação de faixa, – por exemplo, em estradas rurais sem marcação da faixa central.

O “Travel Assist com dados swarm” está agora disponível, como opção, na Europa em todos os novos modelos ID com o ID.Software 3.0. Com isto, a Volkswagen está a cumprir a sua pretensão de disponibilizar tecnologia de alta qualidade em todas as classes de veículos.

No total, foram testadas inúmeras funções de assistência ao condutor pelo Euro NCAP: nestas estão incluídas características padrão tais como o assistente de travagem de emergência “Front Assist” e os sistemas de assistência na faixa de rodagem “Lane Assist”. Os assistentes de conforto opcionais, tais como o Predictive ACC, o Side Assist e o Emergency Assist também foram avaliados pelos especialistas em segurança.

Para além destas caraterísticas, o Euro NCAP enfatiza os ecrãs simples e intuitivos, referindo-se em particular ao ecrã principal de realidade aumentada”[…] que mostra o estado do sistema na linha de visão direta do condutor”. Desta forma, os utilizadores podem ver em qualquer altura que sistemas estão ativos ou que sistema está a dar-lhes suporte naquele preciso momento.

Também em março, o ID.5 recebeu a classificação máxima das cinco estrelas possíveis no famoso teste de segurança Euro NCAP (European New Car Assessment Programme). Os avaliadores classificaram o SUV coupé totalmente elétrico como excelente nos quatro critérios de teste – na proteção de passageiros adultos, crianças e transeuntes vulneráveis, bem como em termos de sistemas de assistência padrão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui