O Grupo Volkswagen revelou planos para a construção de uma nova fábrica no Canadá, dedicada à produção de baterias para carros eléctricos. Espera-se que esta instalação se torne operacional dentro de alguns anos e sirva como parte importante da estratégia da Volkswagen para reduzir a sua pegada de carbono.
O acordo com o governo canadiano inclui disposições para o estabelecimento de uma cadeia de fornecimento fiável para as matérias-primas utilizadas na produção de baterias.
A cidade de St. Thomas, Ontário, foi escolhida para o novo local de produção. Dentro da fábrica, serão produzidas as novas “células unificadas” que serão utilizadas na maioria dos carros elétricos do grupo alemão. Se não existir atrasos no cronograma de construção da fábrica, as atividades de produção irão começar em 2027. A nova fábrica será administrada pela PowerCo, empresa do Grupo Volkswagen que lida exclusivamente com atividades relacionadas a baterias.
A nova fábrica será responsável pelo fornecimento de baterias para os veículos eléctricos que o Grupo Volkswagen planeia produzir no mercado. Isto faz parte da iniciativa maior da empresa de introduzir múltiplos modelos totalmente eléctricos nos Estados Unidos nos próximos anos. A nova fábrica irá utilizar tecnologias e processos avançados para garantir o cumprimento de elevados padrões de qualidade na produção e fornecimento destas baterias.
O grupo alemão não se limitou a anunciar a nova fábrica de baterias no Canadá. Aliás, reafirmou também o projeto ligado à marca Scout. Através dessa marca, serão lançados no mercado SUVs e pick-ups elétricas projetados especificamente para clientes americanos, que serão produzidos até ao final de 2026 numa nova fábrica a ser construída na Columbia, na Carolina do Sul (investimento de 2 mil milhões de dólares). Espera-se uma produção anual de cerca de 200.000 veículos. A nova fábrica canadense, portanto, também será importante para garantir a disponibilidade de baterias para esses modelos.
Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen, comentou: “A nossa estratégia para a América do Norte é uma prioridade fundamental no nosso plano que definimos no ano passado. Com a decisão de fabricar baterias no Canadá e modelos Scout na Carolina do Sul, estamos a acelerar a execução da nossa estratégia na América do Norte.”
Thomas Schmall, presidente da PowerCo, acrescentou: “A nossa fábrica no Canadá envia uma mensagem forte: a PowerCo está a caminho de se tornar um player global de baterias. Com a expansão para a América do Norte, entraremos num mercado importante para a mobilidade elétrica e fabricação de células de bateria, impulsionando a nossa estratégia global de baterias a toda velocidade.