O Grupo Volkswagen está a pedir a ajuda da Microsoft para acelerar o desenvolvimento de sistemas de condução autónoma, anunciou a empresa.
O Grupo já trabalhou durante vários anos com a Microsoft na computação em nuvem para carros conectados, mas agora vai expandir isso para a condução autónoma. A ideia é que a Volkswagen combine a sua experiência em sistemas de condução autónoma com a computação em nuvem Azure da Microsoft para criar o que chama de Plataforma de Condução Automatizada (ADP).
À semelhança de outros fabricantes de automóveis, a VW tem grandes planos para se ramificar na mobilidade digital para partilha de boleias, micro mobilidade, alugueres de curto prazo e muito mais.
Para que isso aconteça, tem de desenvolver tanto o automóvel conectado, como a tecnologia de condução autónoma. Desde o ano passado, a VW tem vindo a desenvolver o seu próprio sistema operativo para ligar carros através da sua unidade ´Car Software´. Como com outros fabricantes de automóveis, no entanto, os seus sistemas de condução autónoma completos ainda parecem distantes.
A Microsoft fornecerá a tecnologia de nuvem para acelerar este desenvolvimento automóvel da Volkswagen que fica preparada com a Microsoft para nuvem automobilística.
O desenvolvimento de tecnologia de condução autónoma requer a gestão de enormes quantidades de dados, pelo que a Volkswagen disse que se vai apoiar na tecnologia Microsoft para a computação, IA e capacidades de dados. “A parceria ajudará a reduzir os ciclos de desenvolvimento de meses para semanas”, escreveu.
A Volkswagen junta-se a uma lista de outros fabricantes de automóveis que recentemente perceberam que precisam de ajuda tecnológica para desenvolver condução autónoma, conectados e até sistemas de infotainment.
A GM e a Cruise também se juntaram recentemente à Microsoft, mais uma vez para ajudar na nuvem no desenvolvimento de tecnologia de condução autónoma com escala. Entretanto, a Ford tomou recentemente a decisão de executar os seus sistemas in-dash no Android Auto até 2023.
Fonte: Engadget