Volkswagen comprou startup ligada à mobilidade e ao carsharing Split

A procura no mercado de empresas ligadas a modalidades de mobilidade de futuro por parte de fabricantes de automóveis tem aumentado de forma drástica nos últimos anos. O grupo alemão Volkswagen não é exceção e acaba de anunciar a aquisição da startup finlandesa Split que tem a sua atividade focada no carsharing. Esta operação estratégica surge para reforçar a marca da Volkswagen ligado à mobilidade, a MOiA.

Com a aquisição da Split, a MOIA adquire muito do conhecimento e desenvolvimento da plataforma de pedido de boleias. A Volkswagen pretende assim acelerar o desenvolvimento do lançamento de uma solução própria neste capítulo da mobilidade.

A compra da Split envolveu a transferência de 11 milhões de dólares por parte da Volkswagen, tendo o grupo alemão de imediato requerido a cessação de atividade comercial da empresa e que tinha lugar em Washington e Helsínquia.

A sede da MOiA está instalada em Berlim e tem no cerne das suas operações o desenvolvimento e comercialização de serviços de forma própria ou em conjunto com autarquias e outras entidades governamentais. No passado a MOIA realizou uma experiência com a rede israelita Gett e na qual foram investidos 278 milhões de euros num serviço que previa o aluguer de automóveis com condutor. O negócio agora realizado pela Volkswagen dará forte contributo no desenvolvimento da nova gama de automóveis elétricos da marca, a I.D., que naturalmente se fará acompanhar no mercado de inovadoras soluções de mobilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here