Você sabe como funcionam os bots de negociação?

Investir é bom, mas investir com eficiência é melhor ainda. Cada vez maior é o número de pessoas que aprendem sobre o mundo dos investimentos, e que descobrem que um dos meios de fortalecimento do patrimônio financeiro é pelas criptomoedas. Vale a pena lembrar que, devido à alta volatilidade desses ativos, recomenda-se que o investimento feito neles seja inferior a 10% de todo o dinheiro que você tem. Assim, caso haja perdas, elas não afetarão gravemente o seu patrimônio. Por outro lado, seus lucros podem ser efeitos positivamente impressionantes.

O investimento em criptomoedas deve ser feito com os conhecimentos necessários sobre tipos de operação e de ativos. Sendo assim, você não deve investir naquilo que não conhece. Mas suponhamos, agora, que você já saiba tudo sobre a criptomoeda que deseja comprar. Isso não será o suficiente para ter lucros recorrentes, já que o mercado está em constante transformação. Logo, o que fazer para seguir o ritmo das mudanças e, quando possível, aproveitar as melhores oportunidades?

Para o cenário sugerido acima, uma ótima opção para o investidor é contar com um bot de criptomoedas para acompanhar os dados do mercado e fazer as negociações. Basicamente, um robô de negociação de criptos faz o que, para os humanos, é impossível. Embora não seja a solução definitiva para a obtenção recorrente de lucros, as chances de haver uma negociação lucrativa por meio de um robô bem programado são maiores.

Conhecimentos básicos sobre bots de trading

Explicado de uma maneira bem rudimentar, os robôs de trading são como empregados muito inteligentes. Eles, embora tenham uma enorme capacidade de processamento de informações, necessitam ser bem comandados para que as execuções de compra e venda de ativos sejam lucrativas.

Primeiramente, é feita uma comunicação entre a plataforma de robôs de negociação e a corretora de criptomoedas. Essa integração é feita pela Interface de Programação de Aplicativos (ou API). Por meio dessa integração, os robôs performam um incontável número de análises do mercado, e de maneira ininterrupta. Ou seja, os bots nunca descansam, passam todas as 24 horas do dia e 7 dias por semana negociando para você.

Além disso, os bots de trading são imunes aos fatores que podem influenciar as tomadas de decisão por parte de uma pessoa. Entre esses fatores, estão:

  • Notícias “quentes” do momento: um robô de criptomoedas não será influenciado pelas notícias bombásticas relacionadas a esse mercado. Em outras palavras, todas as decisões tomadas pelo robô serão baseadas, de maneira exclusiva, em sua programação e instruções fornecidas pelo investidor.
  • Emoções: exatamente por ser um robô, suas ordens de compra e venda de criptomoedas não serão influenciadas por emoções ou determinados estados de ânimo.

Para quem não é indicado um bot de negociação?

Os robôs de negociação são uma excelente ferramenta para os investidores. Porém, você precisa estar ciente da funcionalidade dos bots, uma vez que podem ser muito avançadas para investidores com pouco ou nenhum conhecimento sobre investimentos e programação.

Uma das coisas que todos os investidores devem levar em consideração são os riscos do mercado de criptoativos. Trata-se de um mercado muito mais volátil que o de ações e fundos imobiliários, por exemplo. Assim, caso o investidor não entenda bem as estratégias utilizadas pelo robô, e ignore as constantes oscilações dos ativos, correrá o risco de ter mais perdas que lucros.

Portanto, ainda que os robôs de criptomoedas sejam recursos que economizam o tempo dos investidores, e que, além disso, podem trabalhar sem pausa, e sem a influência de fatores externos, utilizá-los sem conhecer o real funcionamento desse mercado pode resultar em uma avalanche de consequências negativas para a carteira do investidor.

Considerações finais

Tal como escrito acima, um robô de negociação de criptomoedas não é uma das melhores recomendações para pessoas que estejam iniciando sua jornada como investidores. Se você nunca investiu nesse tipo de ativo financeiro, nem leu nada a respeito, considere amadurecer seus conhecimentos.

Ao tomar a decisão de investir, use uma parte muito pequena do seu patrimônio, aquela parte que não te fará falta depois. O mercado de criptos é altamente volátil, logo, apresenta mais riscos que qualquer outro.

Assim, antes de pensar em contratar um serviço de bots de criptomoedas, faça compras da maneira mais tradicional, ou seja, humana. Felizmente, existem incontáveis materiais na Internet sobre como investir em criptomoedas. Entre esses materiais, estão os vídeos de renomados analistas do mercado financeiro, e de educadores financeiros que, ao longo dos últimos anos, têm se destacado pela qualidade do conteúdo ensinado. Vale a pena, também, iniciar sua jornada no mundo dos investimentos com ativos que tenham volatilidade menor, como os que encontramos ao investirmos por meio das tradicionais corretoras. Ao investir nesses ativos, você não estará livre das oscilações do mercado, mas estará, pouco a pouco, mais acostumado a elas, e não se assustará com as subidas e descidas constantes do mercado de criptomoedas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui