VLC bloqueia alguns dispositivos Huawei

Red Magic 3S

O VLC é um dos softwares mais utilizados no mundo no que toca a media players. A sua simplicidade, eficácia e fluidez são a marca da aplicação, no entanto a sua equipa de desenvolvimento decidiu bloquear a instalação do reprodutor nalguns dispositivos da marca Huawei.

O bloqueio feito no Google Play, que impede que os utilizadores destes dispositivos descarreguem a aplicação, foi uma medida tomada pela VLC para travar uma onda de duras criticas e avaliações de 1 estrela que são motivadas por problemas aquando a utilização da mesma, não por problemas da aplicação mas sim por opções tomadas pela própria Huawei.

vlc huawei

O problema resulta da forma agressiva de como certos dispositivos da Huawei fazem a gestão dos consumos de bateria forçando o encerramento de aplicações que estão a correr em segundo plano no dispositivo. Resumidamente, o utilizador não consegue reproduzir áudio com a aplicação do VLC a correr em segundo plano uma vez que a mesma é encerrada.

Este processo é desencadeado pelo próprio dispositivo para aumentar a autonomia do mesmo, mas segundo a VLC não faz grande sentido. Além disso, isto levava uma grande maioria dos utilizadores a achar que se tratava de um problema da aplicação e não algo provocado pelo próprio smartphone. Por consequência, a chuva de duras criticas e más avaliações era uma constante o que punha em causa a credibilidade do reprodutor.

O problema tem uma resolução muito simples bastando o utilizador desabilitar manualmente esta opção, no entanto segundo a VLC uma grande maioria não procura a solução e daí ter sido tomada esta decisão para travar a queda da avaliação global no Google Play.

Os dispositivos afectados por esta medida são os modelos P8, P10 e P20 estando no entanto o bloqueio restrito ao Google Play, uma vez que o utilizador pode fazer download do APK manualmente no site da VLC e instalar a aplicação se pretender utilizar este media player.

A VideoLAN manifestou no Twitter o seu desagrado com a construtora chinesa:

Fonte: Android Central

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here