Vinted atacada por hackers burlões

A Vinted é a mais recente plataforma a ser alvo dos hackers que protagonizam burlas e esquemas fraudulentos que resultam em dezenas de lesados e milhares de euros roubados. A notícia foi dada em comunicado enviado à imprensa.

O Portal da Queixa identificou um aumento no número de reclamações que envolvem burlas online e, mais concretamente, nestes últimos dias os ataques têm sido feitos através da Vinted – uma plataforma online lituana de compra, venda e troca de artigos que é o novo alvo dos burlões do digital.

Desde o início do ano, 43% das queixas reportadas à Vinted estão relacionadas com burlas ou fraudes.

Segundo o relatório do Observatório de Cibersegurança de 2021, as burlas com o MB Way lideram as denúncias de criminalidade informática feitas à Procuradoria-Geral da República, à frente de crimes como o phishing.

Segundo os dados do Portal da Queixa, entre 1 de janeiro e 31 de julho deste ano, 43% das reclamações reportadas à Vinted estão relacionadas com burlas ou fraudes por MB Way. O alerta dos consumidores começou a ser mais frequente nos últimos dois meses e com valores cada vez mais elevados. Do total de queixas recebido em 2022, a reportar alegados esquemas fraudulentos, 56% foram registadas em junho e julho. E apesar de todas as medidas de segurança anunciadas pela plataforma Vinted, a verdade é que já são inúmeros os consumidores que acabam por ser burlados.

A elevada ocorrência de casos tem levado o Portal da Queixa a defender uma maior literacia digital e a promover o acesso a essa informação junto dos consumidores.

A marca alerta os utilizadores que nunca é demais redobrar os cuidados quando se compra online. Ter um maior cuidado ao utilizar a aplicação MB Way, não partilhar o PIN e manter os contactos atualizados junto do banco, são algumas das dicas que a Vinted está a reforçar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui