A versão global da Steam ao que parece pode ter sido proibida na China, de acordo com um relatório do TheGamer. Apenas a versão chinesa da Steam permanece acessível no país, que atualmente oferece uma biblioteca muito limitada de apenas 103 jogos, o que significa uma fração muito pequena dos mais de 110.000 jogos que a Steam Global possui até o momento.
Ricky Owens (também conhecido como iFireMonkey), notou o possível ban e tweetou uma imagem que parece ser da Steam numa lista de sites bloqueados na China. Ao entrar “store.steampowered.com,” no site, a ferramenta indica que a Steam foi bloqueado em todas as partes do país como para “store.steamchina.com,” no entanto, a ferramenta diz que o domínio ainda está disponível.
A proibição deixa os jogadores chineses com acesso apenas à Steam Chinesa, lançado pela primeira vez em fevereiro deste ano. Além de ter muito menos jogos, com os únicos títulos convencionais sendo Counter-Strike: Global Offensive ( CS: GO ) e Dota 2. A Steam China também vem sem nenhum recurso de comunidade, incluindo Steam Workshop, Community Market, fóruns de discussão e a seção de atividades que mostra as transmissões atuais dos utilizadores da Steam, capturas de tela recentes de jogos, guias de jogos feitos pela comunidade e muito mais.
The website domain for Steam has been blocked in China ~8 hours ago. pic.twitter.com/sBQkHQ6eWS
— 🎄 Santa Ricky (@_FireMonkey) December 25, 2021
A aparente proibição da Steam Global pela China é uma maneira difícil de encerrar um ano em que o país passou reprimindo os jogos de azar. Em julho, a Tencent lançou uma tecnologia de reconhecimento facial que digitaliza os rostos das crianças para mantê-los em conformidade com o toque de recolher às 22h que a China estabeleceu para evitar que as crianças joguem até tão tarde.
Apenas um mês depois, a China implementou uma nova regra que restringe os menores de jogar por mais de três horas por semana. Mais tarde, a China baniu o Fortnite, embora o jogo já tivesse sido bastante modificado para cumprir as regras rígidas da China.
Fonte: TheGamer