Vendas digitais de jogos passaram as vendas fisicas

Red Magic 5G

steam molduraSe dúvidas havia do sucesso das vendas online aqui está uma prova disso; as vendas digitais de jogos de computador passaram as vendas efectuadas nas lojas.

Na primeira metade de 2010 realizaram-se 11.7 milhões de vendas de jogos online em comparação com os 8.2 milhões que se fizerem em lojas físicas. Um dado curioso é que as vendas físicas dão mais dinheiro que as vendas online, no total mais 57% no valor de vendas.

Para estes valores existem alguns aspectos que devem ser tidos em conta. Normalmente os jogos comprados numa loja são mais caros do que comprados online, mas representam mais custos para as editoras já que trazem uma caixa, um livro de instruções o próprio cd etc. Numa venda online o utilizador faz o download do jogo e já esta. Descontando os custos o lucro das empresas de jogos deve ser muito parecido nas duas situações.

Outra questão que se deve analisar é que numa loja o número de jogos disponíveis é algo limitado. Já na vertente online existem quase todos os jogos que foram lançados, mais recentes ou já com muitos anos. Por exemplo na plataforma steam podemos encontrar 737 jogos com um preço abaixo de 10€. Em nenhum loja fisica podemos encontrar um número de jogos que se compare com este valor.

Cada um destes métodos tem as suas vantagens e desvantagens e cada um deles não consegue viver sem o outro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here