Vem aí um novo tipo de USB com 10 Gigabits de velocidade

novoUSB

Foi recentemente  anunciado o desenvolvimento de  um novo tipo de USB com o dobro da velocidade de transferência atual, com 10 Gigabits de velocidade, e é denominado de USB 3.1 Type-C.

Quem é que nunca desesperou com a forma como tem de ser introduzido o cabo USB? Seja standard, mini ou micro, às vezes torna-se difícil conseguir encaixá-lo como tem de ser. Quantos não causaram já danos irreversíveis a longo prazo nas entradas USB do telemóvel, do tablet, do portátil ou notebook? Esta situação é muito comum a todos os que usam os seus equipamentos com ligações USB. Não desespere pois esse problema tem os seus dias contados.

Prometem os responsáveis, pelo desenvolvimento de ligações USB, um cabo que entra sempre, seja qual for a forma como se introduza.

Dentro de pouco tempo todos os dispositivos serão portadores dessa nova tecnologia USB 3.1 Type-C.

É claro que nem tudo é bom no novo tipo de USB , apesar de ter o dobro da velocidade e todos os benefícios a ela associados, não vai ser compatível com nenhuma das ligações USB até hoje utilizadas.

USB-3.1

A USB Implementer Forum (USB-IF), é formada por vários fabricantes de Hardware e Software tais como a HP e a Intel. O novo formato, USB 3.1 Type-C, será parecido com o micro-USB-B, mas com uma tecnologia e formato parecidos com o já atualmente usado pela Apple.

Jeff Ravencraft responsável da USB-IF diz que a entidade por ele dirigida está já a trabalhar na certificação e testes de conformidade do futuro padrão USB no sentido de garantir aos utilizadores a confiança que todos hoje têm nos atuais padrões  USB.

As entradas USB ganharam uma familiaridade e confiança na utilização que não podem ser traídas por qualquer novo padrão, e o novo formato de dados aliado a uma utilização da energia de alto desempenho, será um marco nos tempos vindouros.

A Microsoft declarou que a tecnologia será, um padrão no desenvolvimento de novos equipamentos, menores e sobretudo mais finos, sendo por eleição a conetividade  com fio de alto desempenho nos novos dispositivos eletrônicos.

Agora é só uma questão de tempo para os fabricantes poderem implementar o novo USB 3.1 Type-C nos seus equipamentos.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here