Vazamentos sugerem que a AMD pode lançar processador Ryzen 5 3500

Os rumores já vinham insistido que a AMD tinha um Ryzen 5 3500 (assim como outros chips) esperando nos bastidores, e agora um confiável explorador de vazamentos derramou as aparentes especificações da CPU.As quais, se estiverem corretas, fazem o processador parecer uma perspectiva preocupante para a Intel.

Portanto, aparentemente estamos olhando para um processador de seis núcleos (seis threads – o que significa que não há multi-threading simultâneo aqui), com um clock base de 3.6GHz e aumento para 4.1GHz. A especulação anterior indicou um TDP de 65W, o que faria sentido com base nos modelos existentes da AMD.

Ryzen

Quando a AMD anunciou pela primeira vez a linha Ryzen 3000, foi um pouco estranho que não houvesse oferta orçamentária, então presumivelmente isso será exatamente isso, ficando abaixo do existente AMD Ryzen 5 3600.

Esse chip existente custa US $ 199 (por volta de £ 162, AU $ 295), então este novo produto 3500 teria, obviamente, que reduzir o preço por uma quantia decente.

A AMD pode estar olhando para um preço relativamente acessível de US $ 150 ou mais, o que colocaria o alegado Ryzen 5 3500 no popular Core i5-9400 da Intel, também um processador de seis núcleos para 4,1 GHz, mas um clock base mais lento de 2,9 GHz.

Essa parte da Intel custa cerca de US $ 180 (cerca de £ 147, AU $ 265) – embora você possa obter a versão gráfica não integrada, a 9400F, por mais de US $ 150, olhando os preços online no momento da escrita.

Só em PCs pré-construídos?

Assim, a teoria é que a AMD estaria olhando para preços competitivos deste chip contra o Core i5-9400 da Intel, e o muito semelhante i5-9500. No entanto, como Tom’s Hardware observa, há uma chance de que este Ryzen 5 3500 possa ser um sucessor do Ryzen 5 2500X e, portanto, fornecido apenas aos OEMs.

Em outras palavras, você só vai obtê-lo em PCs pré-construídos, em vez de ser capaz de comprá-lo da prateleira por conta própria. Espero que não seja o caso, porque seria bom – e faria sentido – que a linha Ryzen 3000 tenha uma opção de orçamento como um produto autônomo.

Se for realmente de entrada, o Ryzen 5 3500 da AMD provavelmente será mais do que competitivo com as ofertas rivais da Intel, porque a batalha de desempenho não é apenas travada em velocidades de clock absolutas.

O chip supostamente tem muito mais cache do que os i5s da Intel, a arquitetura Zen 2 da AMD oferece um considerável aumento de IPC (instruções por clock), e há outros recursos como o suporte PCIe 4.0 da Ryzen a considerar.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here