Variant 4: a nova falha encontradas nos microprocessadores

23 de Maio de 2018
5 Partilhas 185 Visualizações

Foi no final do ano passado e início deste ano que começou a surgir o Spectre e Meltdown, duas falha de segurança encontrada nos processadores que tornavam o desempenho dos mesmos mais lentos. Agora voltou a ser encontrada uma nova variante destas falhas, o Variant 4 que está a reduzir o desempenho em 8%.

No início do ano, a descoberta do Spectre e Meltdown causou muitos problemas às fabricantes, principalmente à Intel que foi a primeira a descobrir que os seus processadores tinham o problema, sendo que posteriormente percebeu-se que outros processadores também estavam afetados.

Agora, a Intel em conjunto com a Google e a Microsoft descobriram uma nova variante destas falhas, que intitularam de Variant 4 e que explora as mesmas vulnerabilidades de seguranças do Spectre e Meltdown, causando um atraso significativo aos computadores. Esta folha permite, também, o acesso a informações dos processadores. Neste caso, a Variant 4 afeta tecnologia da ARM e da AMD.

Da primeira vez que foi encontrada a falha, as empresas iniciaram as correções o mais rapidamente que foi possível, no entanto causou imensos problemas, fazendo com que os computadores que receberam esta atualização de segurança, começaram a ficar mais lentos e, em alguns casos, a iniciarem-se automaticamente, o que causou imensos problemas e obrigou a uma paragem forçada da atualização e a recapitular o realizado.

Desta vez, a Intel diz que já tem a correção do Variant 4 e que não deve influenciar o desempenho dos processadores, no entanto admite que alguns computadores da empresa verificaram alguma diminuição do seu desempenho, que varia entre os 2% e os 8%, após terem realizado as atualizações.

No entanto, e apesar de ser uma situação que não agrada ninguém , a verdade é que esta atualização de segurança é fundamental para que os computadores fiquem seguros, logo apesar do risco de diminuição de desempenho, provavelmente não quererá “fugir” a esta atualização.

Artigos interessantes

Huawei P smart + 2019 já está à venda em Portugal
Destaques
3 Partilhas33 Visualizações
Destaques
3 Partilhas33 Visualizações

Huawei P smart + 2019 já está à venda em Portugal

Bruno Peralta - 22 de Março de 2019

A Huawei lança o Huawei P smart + 2019 no mercado português, uma versão atualizada do muito recente P Smart…

Primeiro Doodle com Inteligência Artificial (IA)
Google
6 Partilhas50 Visualizações
Google
6 Partilhas50 Visualizações

Primeiro Doodle com Inteligência Artificial (IA)

Sandra Pacheco - 22 de Março de 2019

Hoje, dia 21 de Março celebra-se a vida e obra de Johann Sebastian Bach mas também um grande passo para…

RAZER anuncia colaboração em jogos móveis com Tencent
Gaming
2 Partilhas28 Visualizações
Gaming
2 Partilhas28 Visualizações

RAZER anuncia colaboração em jogos móveis com Tencent

Bruno Peralta - 22 de Março de 2019

A Razer anunciou hoje a colaboração com a Tencent Holdings Limited (“Tencent”), um fornecedor líder de serviços de Internet de…

Comente

O seu email não será publico