Variant 4: a nova falha encontradas nos microprocessadores

23 de Maio de 2018
5 Partilhas 130 Visualizações

Foi no final do ano passado e início deste ano que começou a surgir o Spectre e Meltdown, duas falha de segurança encontrada nos processadores que tornavam o desempenho dos mesmos mais lentos. Agora voltou a ser encontrada uma nova variante destas falhas, o Variant 4 que está a reduzir o desempenho em 8%.

No início do ano, a descoberta do Spectre e Meltdown causou muitos problemas às fabricantes, principalmente à Intel que foi a primeira a descobrir que os seus processadores tinham o problema, sendo que posteriormente percebeu-se que outros processadores também estavam afetados.

Agora, a Intel em conjunto com a Google e a Microsoft descobriram uma nova variante destas falhas, que intitularam de Variant 4 e que explora as mesmas vulnerabilidades de seguranças do Spectre e Meltdown, causando um atraso significativo aos computadores. Esta folha permite, também, o acesso a informações dos processadores. Neste caso, a Variant 4 afeta tecnologia da ARM e da AMD.

Da primeira vez que foi encontrada a falha, as empresas iniciaram as correções o mais rapidamente que foi possível, no entanto causou imensos problemas, fazendo com que os computadores que receberam esta atualização de segurança, começaram a ficar mais lentos e, em alguns casos, a iniciarem-se automaticamente, o que causou imensos problemas e obrigou a uma paragem forçada da atualização e a recapitular o realizado.

Desta vez, a Intel diz que já tem a correção do Variant 4 e que não deve influenciar o desempenho dos processadores, no entanto admite que alguns computadores da empresa verificaram alguma diminuição do seu desempenho, que varia entre os 2% e os 8%, após terem realizado as atualizações.

No entanto, e apesar de ser uma situação que não agrada ninguém , a verdade é que esta atualização de segurança é fundamental para que os computadores fiquem seguros, logo apesar do risco de diminuição de desempenho, provavelmente não quererá “fugir” a esta atualização.

Artigos interessantes

Imagem real do Galaxy S10 Plus confirma câmaras frontais no ecrã
Destaques
45 Visualizações
Destaques
45 Visualizações

Imagem real do Galaxy S10 Plus confirma câmaras frontais no ecrã

Bruno Peralta - 17 de Janeiro de 2019

Falta pouco mais de um mês para a grande apresentação da Samsung, que decorrerá no dia 20 de fevereiro para…

Twitter libera versão cronológica da timeline
Redes Sociais
23 Visualizações
Redes Sociais
23 Visualizações

Twitter libera versão cronológica da timeline

João Pedro Souza - 17 de Janeiro de 2019

Uma nova atualização do Twitter para Android traz a possibilidade de visualizar o feed na ordem cronológica. Opção que já…

Xiaomi demonstra o melhor sensor de impressões digitais no ecrã até ao momento
Destaques
3 Partilhas46 Visualizações
Destaques
3 Partilhas46 Visualizações

Xiaomi demonstra o melhor sensor de impressões digitais no ecrã até ao momento

Bruno Peralta - 16 de Janeiro de 2019

Os fabricantes de smartphones estão retirando lentamente os tradicionais leitores de impressão digital em favor dos sensores no ecrã, mas…

Comente

O seu email não será publico