Vantagens e desvantagens das Criptomoedas

Umas das principais conquistas da era digital foi a desmaterialização dos suportes físicos, que levou a pequenas revoluções silenciosas do seu respectivo sector. Começou por acontecer com o surgimento dos serviços de streaming, por exemplo, que levou a uma alteração significativa da forma como consumimos conteúdo multimédia. E aconteceu depois com o mercado financeiro, após o surgimento das criptmoedas.

Muito se tem falado das criptomoedas e estas são uma das grandes tendências do mundo digital da actualidade. Contudo, para quem é novo nestas andanças, pode ser difícil perceber tudo o que se está a passar. Até porque, ao procurar por respostas, é mais provável que novas questões surjam e se amontoem. Assim, comecemos então pelo início: o que são as criptomoedas?

As criptomoedas são assim moedas digitais, que não têm existência física. Ou seja, funcionam como qualquer outra moeda tradicional, como o euro ou o dólar, mas apenas num suporte digital. Além disso, são totalmente descentralizadas, não sendo emitidas por nenhum governo ou por nenhum banco. Isso é possível graças à tecnologia blockchain, que permite garantir que todas as transações são seguras, únicas e, o melhor de tudo, totalmente privadas, não necessitando de uma terceira parte. Por outras palavras, as criptomoedas funcionam sem a necessidade de haver uma entidade financeira fiscalizadora e controladora.

Vantagens das Criptomoedas

Entendendo assim o conceito das criptomoedas, torna-se mais fácil perceber quais as suas vantagens. E a primeira é mesmo essa, o facto de serem totalmente seguras e privadas, permitindo que os usuários façam transferências financeiras sem o conhecimento de terceiros ou o controle de entidades financeiras e fiscais. Numa altura em que a nossa privacidade e proteção de dados está cada vez mais comprometida, as criptomoedas surgem como uma alternativa extremamente funcional. 

Mas não só. O facto de serem uma moeda descentralizada faz com que as criptomoedas estas a salvo da inflação, que atinge os mercados financeiros. Por exemplo, no caso da Bitcoin, provavelmente a mais popular destas moedas digitais, existe um máximo de 21 milhões de Bitcoins no mundo, o que significa que não haverá especulação em seu redor. Ou seja, o seu valor apenas se altera consoante o aumento da demanda, no mais puro funcionamento do mercado financeiro da relação entre procura e oferta. É por isso que a cotação das criptomoedas é tão fluida.

Isso leva a que as criptomoedas, pelo menos por agora, sejam uma ótima oportunidade de investimento, uma vez que os seus rendimentos podem vir a valer muito mais num curto período de tempo. Além disso, as taxas associadas às transações financeiras com criptomoedas são extremamente baixas, levando a uma maior economizarão. Ou seja, são uma forma mais barata, simples e rápida de maximizar as suas poupanças.

Desvantagens das Criptomoedas

No entanto, como em tudo na vida, as criptomoedas também têm algumas desvantagens associadas. Afinal de contas, não existe no mercado financeiro nenhuma ferramenta que não tenha riscos associados. O importante é percebe-los, avalia-los com consciência e procurar o equilíbrio perfeito entre perdas e ganhos.

Assim, a principal desvantagem das criptomoedas tem a ver especificamente com a sua alta volatilidade. Como o seu valor está apenas dependente da relação entre procura e oferta, este pode mudar de forma rápida e imprevisível, levando a enormes ganhos, mas também a potenciais perdas avultadas. Isso deve-se a um problema de regulamentação, uma vez que as moedas digitais são totalmente anónimas e privadas. 

Essa é outra desvantagem grande das criptomoedas. Além desse anonimato poder atrair negócios mais duvidosos, nomeadamente no financiamento de atividades terroristas, também não existe nas transações financeiras a possibilidade de reembolso, por exemplo. Imagine que faz uma transação para a pessoa errada por engano. Não há nada que garanta o seu dinheiro de volta, uma vez que não existe também uma entidade reguladora para se queixar.

Daí que exista neste sector vários burlões a tentarem golpes fraudulentos na net, aproveitando-se do desconhecimento geral que ainda existe neste setor de atividade. Torna-se assim, de forma ainda mais fundamental, adotar sempre uma postura sensata, razoável e responsável quando decide atuar com estas criptomoedas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui