Valve bane um utilizador de DOTA 2 para sempre com um pedaço de carvão

No mundo dos videojogos, apenas dois títulos do género MOBA resistem ao teste do tempo, mantendo-se ativos e populares após mais de uma década. Um deles é o famoso League of Legends (LoL), desenvolvido pela Riot Games. O outro é DOTA 2, um dos jogos online mais destacados da Valve, lançado em 2013. Este último atrai diariamente cerca de meio milhão de jogadores simultâneos, um indicador claro do seu sucesso contínuo.

Contudo, estes videojogos não teriam sobrevivido sem o apoio constante dos seus estúdios ao longo dos anos. Em ocasiões especiais, DOTA 2 costuma oferecer uma série de eventos para os seus jogadores. Neste Natal, a Valve decidiu presentear todos os seus jogadores com uma série de presentes. Mas atenção, até para os jogadores que se comportam mal, há presentes e não são nada agradáveis.

No evento anual ‘Frostivus’ de DOTA 2, a Valve introduziu um objeto chamado ‘Highly Toxic Lump of Coal’ (Pedaço de Carvão Altamente Tóxico). Os jogadores que recebem este item na sua conta são permanentemente banidos. Esta é uma medida que a Valve implementou para se livrar das contas com comportamento desrespeitoso durante o jogo, utilizadores que usam truques ou contas smurf (contas alternativas à conta principal do utilizador).

Este pedaço de carvão só aparece em contas que foram reportadas várias vezes por comportamentos negativos. “Se estás na lista dos possíveis cheaters, temos boas notícias para todos os outros e más para ti”, explica a Valve, “porque este ano vai ser um banho de sangue”. Segundo a empresa, num único dia, eliminou várias dezenas de milhares de contas de utilizadores que usam cheats, mostrando que a Valve está a levar a sério esta questão.

Um exemplo disto foi o caso do streamer Mason, que foi permanentemente banido pelo seu comportamento no jogo. Recebeu o ban ao abrir o objeto ‘Frostivus Gift’, que continha um pedaço de carvão com uma mensagem: ‘A tua conta de DOTA foi permanentemente banida por fazer smurfing, ou outra violação dos Termos de Serviço da Valve’.

A estratégia da Valve para monitorizar e eliminar contas smurf ou de utilizadores que usam cheats é implacável. Este evento é uma ideia tremendamente original que permite isso. Os utilizadores que não tiveram este tipo de comportamentos receberão certos tipos de cosméticos para a sua conta, enquanto aqueles que tiveram um comportamento tóxico durante as partidas, ou violaram a política da Valve de alguma forma, serão permanentemente banidos.

Através de medidas como a introdução do ‘Highly Toxic Lump of Coal’, a empresa está a mostrar que não tolerará comportamentos desrespeitosos ou cheats. Esta é uma abordagem que, na minha opinião, é necessária para manter a integridade e a diversão do jogo. Afinal, ninguém gosta de jogar com trapaceiros ou jogadores tóxicos. É uma medida dura, mas necessária, e espero que outras empresas de jogos sigam o exemplo da Valve.

Fonte: Dota2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui