Vai a caminho do espaço uma obra de arte

Em 1977, as naves espaciais Voyager 1 e Voyager 2 foram lançadas do Cabo Canaveral, na Flórida. A sua missão era explorar o sistema solar e, portanto, a bordo de cada uma havia um disco fonográfico de cobre com imagens e outro com sons da natureza e música para fornecer um “retrato” da vida na Terra para qualquer vida inteligente que a nave pudesse encontrar.

Em 2023, numa altura em que as Voyagers viajam para o espaço interestelar, os artistas começam a explorar o que podem fazer fora da Terra. Por isso, em março, uma peça do artista e filantropo Sacha Jafri, de Dubai, deverá pousar na lua, noticia a CNN.

O trabalho de Jafri, “We Rise Together – By the Light of the Moon”, está programado para voar para o espaço num foguetão da United Launch Alliance alimentado por motores desenvolvidos pela Blue Origin, de Jeff Bezos. O lançamento está programado para acontecer no Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral, Flórida, na primeira semana de março.

A obra é uma gravura representando uma figura masculina e uma feminina rodeada por 88 corações. Jafri explicou que queria capturar “a unificação da humanidade através do amor e da empatia” no seu design.

A servir de tela está uma base de liga em ouro desenvolvida ao longo de dois anos para suportar o ambiente extremo na superfície lunar, mantendo a obra de arte intacta. Mas a peça não se destina apenas aos amantes da arte extraterrestre.

“Quando a obra de arte pousar na lua, um pequeno bip vai ouvir-se na sala de controlo”, disse Jafri. “Quando recebermos esse sinal, 88 NFTs serão postos à venda na Terra”, anunciou. Jafri planeia doar todos os lucros a instituições de solidariedade social, nas áreas da saúde, educação, sustentabilidade e igualdade.

O trabalho foi encomendado pela Spacebit, empresa sediada no Reino Unido que desenvolve tecnologia de robótica espacial e ferramentas de análise de dados, e será enviado à Lua pela Spacebit e NASA Commercial Payload Services (CLPS). A empresa Selenian Network, com sede nos Emirados Árabes Unidos, especializada em tecnologias blockchain, facilitará o lançamento dos NFTs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui