Vacas usam óculos de Realidade Virtual

Leu bem o título! É mesmo isso! Em Moscovo algumas vacas usam agora óculos de Realidade Virtual e tudo para produzirem mais leite. Por cá, o debate está instalado entre beber leite de vaca ou beber leites vegetais mas em Moscovo este debate não parece incomodar os proprietários de quintas de vacas, ou melhor, um proprietário em particular.

Uma quinta em Moscovo – RusMoloko quer que as suas vacas acalmem e relaxem para assim produzirem mais leite. É que a quantidade e a própria qualidade do leite, segundo algumas investigações mostram, aumenta quando as vacas se sentem calmas, relaxadas e felizes. Os óculos de Realidade Virtual permitem às vacas entrarem nesse estado de relaxamento. Os óculos são adaptados às suas cabeças e projetam imagens de pastos verdejantes em Realidade Virtual.

Apesar de parecer uma notícia um pouco louca, nos últimos anos tudo se tem feito em várias partes do mundo para que as vacas se sintam felizes. Na Europa e através de soluções robotizadas, as vacas podem circular livremente, na Rússia ouvem música clássica a partir de grandes altifalantes instalados e nos EUA as vacas são massajadas.

Para já, em Moscovo e na quinta referida ainda não é possível tirar conclusões em relação ao possível aumento da quantidade e qualidade do leite mas certo é que as vacas mostram menos ansiedade.

Os óculos foram concebidos com o apoio de veterinários para respeitarem a anatomia das vacas. Se a moda pegar este fenómeno vai parecer menos insólito e se nos cruzarmos com uma vaca com óculos de Realidade Virtual algures num campo pelo país já não vamos pensar que somos nós que estamos a ver coisas que não existem. É caso para dizer que as vacas devem ser dos animais mais futuristas que há e que não devem querer perder este estatuto a crer pelo relaxamento que o seu dono diz que sentem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here