Utiliza o Gmail e não gosta de ter publicidade no email? Más notícias

O Google tem sido alvo de críticas recentemente por causa da inserção de anúncios na caixa de entrada de e-mails dos utilizadores do Gmail. A empresa tem colocado esses anúncios no meio do conteúdo, o que tem gerado confusão entre os utilizadores, que muitas vezes não conseguem distinguir entre as mensagens reais e as propagandas.

Os anúncios são identificados por um ícone verde com a palavra “Anúncio” ao lado. No entanto, muitas pessoas têm relatado que a identificação não é clara o suficiente, já que os anúncios se confundem com as mensagens reais. Além disso, os utilizadores do aplicativo do Gmail em dispositivos móveis têm visto anúncios em tamanho grande aparecendo no topo da caixa de entrada, o que pode ser ainda mais invasivo.

O mais preocupante é que o site oficial do Google não esclarece se a empresa está a vender espaços publicitários dentro da caixa de entrada do Gmail. Isto tem gerado desconfiança entre os utilizadores, que não sabem se seus e-mails estão a ser explorados para fins publicitários.

Diante das críticas, a conta oficial do Gmail no Twitter respondeu a um utilizador que tinha reclamado sobre a inclusão de anúncios ao dizer que “não parece bom”. A empresa direcionou o cliente para uma página de suporte mas não foi suficiente para acalmar os ânimos dos utilizadores preocupados com a privacidade das suas informações.

O Google tem se defendido das críticas, argumentando que a inclusão de anúncios na caixa de entrada do Gmail não é uma prática nova e que outros serviços de e-mail já adotaram essa estratégia. A empresa também ressalta que os anúncios são exibidos de forma discreta e que não invadem a privacidade dos utilizadores.

No entanto, muitos utilizadores têm manifestado a sua insatisfação com a nova política de publicidade do Google. Algumas pessoas consideram a inclusão de anúncios na caixa de entrada do Gmail como uma invasão de privacidade, já que as suas informações pessoais e comerciais podem ser usadas para fins publicitários sem consentimento.

O Google tem enfrentado outras críticas recentemente em relação à privacidade dos utilizadores. No ano passado, a empresa foi multada em 50 milhões de euros pela Comissão Nacional de Informática e Liberdades (CNIL) da França por não informar adequadamente aos utilizadores como os seus dados estavam a ser recolhidos e usados para fins publicitários.

Diante desse contexto, é importante que as empresas que oferecem serviços de e-mail sejam transparentes em relação à utilização de dados dos utilizadores e que respeitem a privacidade dos mesmos. Os utilizadores precisam saber exatamente quais informações estão a ser recolhidas e como elas estão a ser usadas, para que possam tomar decisões informadas e proteger a sua privacidade.

Fonte: 9to5Google

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui