Utiliza a aplicação Autenticação.GOV? Não vai conseguir instalar o Windows 11

Faltam apenas dois dias para o lançamento do novo sistema operativo da Microsoft e, certamente, que muitos utilizadores estão ansiosos de poderem instalar a versão final do sistema operativo. No entanto, há que deixar aqui alguns alertas e basta olhar para alguns problemas dos concorrentes.

No caso do iOS 15, que é o novo sistema operativo móvel da Apple, foram encontrados diversos bugs após o lançamento do novo sistema ao consumidor, como o problema entre o iPhone e o Apple Watch, entretanto corrigido, ou o mais recente relacionado com o CarPlay. Isto demonstra que se utiliza os equipamentos para trabalho, poderá ser sensato pensar se vale a pena instalar uma nova versão do sistema operativo assim que é lançado e com este problema conhecido, vale mesmo a pena pensar duas vezes.

Então, este problema encontrado na versão de teste do Windows 11 é muito preocupante para quem usa a aplicação do governo de autenticação, aplicação que pode ser usada para assinaturas digitais, por exemplo, algo muito utilizado numa vertente profissional, e que só afeta os utilizadores português. Isso mesmo, só nós cá em Portugal, já que tem se estado a verificar uma incompatibilidade entre o Windows 11 e a aplicação Autenticação.GOV.

Então e qual é o problema?

Bem esta resposta é ainda mais insólita. Segundo consta no fórum de suporte da Microsoft, o problema está relacionado com um único caractere com acento. Não estou a brincar e foi descoberto por um programador que se apresentou como sendo da equipa de desenvolvimento da aplicação governamental.

Em causa está o nome usado pela AMA no instalador que depois fica no registo de chaves de segurança de fornecedores do Windows – neste caso, Chave Móvel Digital Key Storage Provider –, sendo que a letra ‘O’ com acento é o elemento que causa a incompatibilidade. Quando removido o acento, passando a ser “Chave Movel Digital Key Storage Provider”, a incompatibilidade fica resolvida. Ora se isto não acontece no Windows 10, a “culpa” é apontada à Microsoft e não à aplicação portuguesa.

blank

Então não posso instalar o Windows 11?

Ora aqui está o cerne da questão. A verdade é se a utilização da aplicação Autenticação.GOV é essencial para si, é melhor esperar um pouco, já que não conseguirá fazer a atualização, mas já haverá uma possível solução. Felizmente, consta que a Microsoft já está a par da situação e até divulgou uma solução, segundo refere a Exame Informática.

A Microsoft afirma que o problema não acontece  quando instala diretamente no Windows 11, por isso isso aconselha-se à desinstalação da aplicação, fazer a atualização para o Windows 11 e depois voltar a instalar a aplicação Autenticação.GOV, que deverá funcionar corretamente.

Além disso, a Microsoft não garante que o “problema” fique resolvido até terça-feira, dia do lançamento do novo Windows 11.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here