Em breve, a maioria dos PC’s portáteis não precisará ser equipada com um carregador de alimentação “feio” fornecido pela marca do dispositivo. É que o USB Implementers Forum (USB-IF) acaba de anunciar que está mais do que duplicando a quantidade de energia – de 100 Watts para 240 Watts – capaz de ser transportada por um cabo USB-C, o que significa que eventualmente vai ser possível conectar com o mesmo tipo de cabo USB-C multifuncional usado atualmente em laptops, tablets e telemóveis para carregar todos os laptops, exceção feita aos mais potentes portáteis de jogos.
Anteriormente, a USB-C Power Delivery suportava 100 watts, e isso definitivamente atrasou um pouco a indústria – por exemplo, enquanto um Dell XPS 15 tecnicamente pode carregar por USB-C, este precisa de 130 W de energia para carregar e executar na sua máxima capacidade em simultâneo. Alguns fabricantes venderam adaptadores USB-C sem um especificação, mas eles, na verdade, nem sempre vêm juntos com as máquinas e geralmente têm um cabo fixo e inseparável para evitar o uso indevido.
Mas com 240 W de potência – algo que o USB-IF está chamando de “Extended Power Range” ou EPR – em sigla – teoricamente seria capaz de alimentar um laptop de jogos Alienware m17 robusto com USB-C.
Serão necessários novos carregadores e cabos USB-C para se aproveitar das vantagens desta nova especificação. É claro, há que saber identificar e diferenciar os cabos EPR: “Todos os cabos EPR devem ser visivelmente identificados com itens de identificação de cabo EPR”, diz parte dos requisitos do USB-IF para a nova especificação. Um cabo precisará suportar até 5A e 50V para ser compatível.
Indubitavelmente, ainda haverá laptops particularmente robustos que demandam mais de 240 W de potência. Fontes de alimentação de 330 W ainda continuam a ser padrão nalgumas máquinas, e sempre há laptops fora de série que requerem mais do que uma fonte de alimentação para funcionar. Os desktops de fogos geralmente requerem muito mais energia, com um PSU de 650 W, e 240 W não serão suficientes para as consolas de jogos mais recentes da Sony e da Microsoft.
Por outro lado, alguns computadores estão se tornando mais eficientes com o passar dos anos. Caso em relevo: o colorido novo do iMac vem com um adaptador de energia de 143 w. Dentro de um ou dois anos. seria um candidato viável para alimentação USB-C.
Fonte: The Verge