Usar óculos para ver filmes 3D no cinema pode vir a ser uma coisa do passado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Seul descobriu uma nova tecnologia ótica relativamente simples que permitirá prescindir do uso de óculos para assistir a películas tridimensionais no cinema.

O ser humano apenas vê o mundo em três dimensões porque o cérebro recolhe as imagens captadas separadamente pelos nossos olhos e processa-as em conjunto, o que dá a ilusão de profundidade.

Segundo explica o site Wired, o método que está a ser desenvolvido pelos investigadores sul-coreanos utiliza apenas um único projetor (normalmente são precisos dois) cuja luz emitida seria polarizada. Ao mesmo tempo, seria aplicado um filtro na tela para escurecer determinadas regiões. Cada olho do espetador apenas consegue captar determinados imagens da tela, em ângulos diferentes. O truque passaria por juntar as duas imagens, o que daria a sensação tridimensional.

A técnica ainda está numa fase muito embrionária mas constitui um importante passo no caminho da extinção dos óculos 3D no cinema. O estudo já foi publicado na Optics Express, uma revista online da especialidade.

Veja também...

Deixe o seu comentário