Usar a Internet para desfrutar de filmes em casa: dicas para streaming de vídeo

Netflix, Amazon Prime, Disney+ e muito mais: os serviços de streaming são tema de conversa por todo o lado e podem ser encontrados em cada vez mais salas de estar. Muitas pessoas estão a transformar-se em autênticos diretores de programação para desfrutar das melhores séries e filmes no conforto do lar.

Mas que serviços valem a pena? E para quem? E que equipamento é necessário para o cinema em casa acontecer sem interrupções, mesmo quando vários streams estão a ser reproduzidos ao mesmo tempo?

Streaming online: Televisão 2.0

Um número crescente de pessoas estão a usar serviços de streaming como alternativa à televisão convencional ou às idas ao cinema. O conteúdo oferecido por grandes serviços de streaming como Netflix ou Amazon Prime Video é tão extenso que estes serviços podem mantê-lo entretido, ininterruptamente, durante semanas ou até meses.

Os fornecedores até estão a criar os seus próprios conteúdos originais. Hits de sucesso como o documentário “Tiger King”, a série “Preacher” ou a série premiada “The Marvelous Mrs. Maisel” simplesmente não estão disponíveis em canais de televisão convencionais, oferecendo aos espectadores um maior incentivo para subscrever serviços de streaming.

No entanto, os canais de televisão estabelecidos estão também a começar a tornar-se mais recetivos a um futuro definido pelo streaming. Os êxitos de TV já estão disponíveis online através de websites e apps há algum tempo – tanto ao vivo como “on demand”. A grande vantagem do streaming online é que os utilizadores não precisam de seguir uma programação específica em agenda.

Serviços de streaming com mensalidade

A maioria dos serviços de streaming podem ser desfrutados através de subscrições pagas. Decidir que serviços merecem o seu dinheiro é um tópico que remete para a preferência de cada um. Em baixo oferecemos uma visão geral do tipo de serviços de programação oferecidos.

O seu interesse são as séries? Então o Netflix, Amazon Prime Video ou HBO podem ser para si. Estes serviços de streaming “clássicos” oferecem uma grande seleção de séries, incluindo várias originais.

Prefere filmes? Os fornecedores referidos em cima também são indicados para cinéfilos. No entanto, se quiser assistir a novos filmes pouco tempo depois das suas estreias no cinema, comece por espreitar os clubes de vídeo oferecidos pelos principais fornecedores portugueses acesso à Internet (Meo, NOS e Vodafone), em que é possível alugar um filme durante 48 horas e vê-lo as vezes que quisermos durante esse período de tempo, diretamente no nosso televisor ou dispositivo suportado.

O iTunes ou a loja Google Play oferecem também alugueres digitais ou, no caso dos títulos mais recentes, possibilitam até a compra (por um custo superior). Visto que não existe aqui uma taxa de aluguer fixa, os espetadores podem selecionar filmes específicos e tirar partido de ofertas de vários fornecedores com flexibilidade. Outros serviços de realce são o Apple TV+ e o brevemente disponível em Portugal Disney+. O FILMIN.pt é outro serviço de subscrição interessante, que disponibiliza sobretudo cinema europeu e independente.

É importante ter em consideração que, com exceção de conteúdo original, o conteúdo nos serviços de streaming é geralmente licenciado pelos fornecedores durante apenas um período de tempo. Como resultado disso, tanto filmes como séries desaparecerão das bibliotecas de conteúdo para dar lugar a outros filmes e séries. Os utilizadores que estejam interessados em séries de culto com várias temporadas devem tentar descobrir por quanto tempo as séries estarão disponíveis antes de decidir a favor de um determinado serviço.

Serviços gratuitos

Streaming online sem pagar? Em princípio é possível, se bem que é provável que tenha de sobreviver sem os grandes êxitos. Por exemplo, as bibliotecas de media de emissores de serviço público estão disponíveis sem custos associados, como é o caso da RTP Play (www.rtp.pt/play). Aqui, os utilizadores encontrarão uma enorme seleção de conteúdo para toda a família. Muitos canais de TV populares transmitem também os seus programas gratuitamente por websites ou apps.

Já o Plex começou a sua vida como um servidor multimédia e segue por um caminho interessante. A empresa norte-americana oferece aos utilizadores a opção de armazenar as suas bibliotecas privadas de media, por exemplo, para levar em viagem. O Plex está agora a oferecer um serviço de streaming com filmes clássicos completamente gratuito. Como é que este modelo é financiado? Através de publicidade. Como acontece com a televisão convencional, os filmes são interrompidos por curtas mensagens dos anunciantes. Trata-se de uma boa opção para todos os que querem experimentar o mundo do streaming sem pagar uma subscrição.

Finalmente, pode sempre verificar os períodos experimentais gratuitos oferecidos pelos fornecedores que normalmente cobram uma mensalidade. Estes períodos experimentais normalmente duram apenas alguns dias, mas são uma opção válida para ficar com uma impressão do conteúdo e qualidade.

O streaming online em todo o lado

Uma das principais vantagens do streaming online: neste momento praticamente não existem impedimentos para começar a usá-lo. Quase todos os dispositivos modernos estão equipados com streaming. As Smart TVs dão aos utilizadores acesso às apps certas diretamente pelos televisores. As boxes de TV também permitem fazer streaming a partir de televisores mais antigos. E o mesmo pode ser dito das mais recentes consolas de jogos. Depois, existem, claro, os desktops, portáteis, tablets e smartphones. Os serviços de streaming podem ser usados em todos estes equipamentos. Existe a opção de usar apps, que estão disponíveis para todos os sistemas operativos comuns, ou aceder ao conteúdo a partir de um browser.

Isto significa que existem opções adequadas para fazer streaming em qualquer casa. No entanto, ainda falta falar de um pré-requisito essencial: a rede doméstica.

O melhor streaming com a melhor rede doméstica

Sem uma ligação rápida e estável à Internet, a noite que planeou passar em casa a ver filmes pode tornar-se num episódio de frustração. Ou por o vídeo soluçar enquanto carrega lentamente, ou pela qualidade ser tão medíocre que os pixéis da imagem ficam a parecer blocos de construção. Problemas como estes surgem sobretudo quando existem múltiplos streams em reprodução simultânea na mesma casa. Isto acontece mesmo quando a ligação à Internet deveria ser boa o suficiente para se ocupar dos streams (a Netflix recomenda 25 Mbps como mínimo para visualização dos seus conteúdos em qualidade Ultra HD). A razão para isto é muitas vezes uma rede doméstica de baixa qualidade.

Em muitas casas, a Internet não chega a todas as divisões sem perda de velocidade. É aqui que entram os adaptadores Powerline. Eles expandem a rede doméstica para toda a casa: um adaptador é ligado a uma tomada e conectado ao router. Isto permite-lhe distribuir o sinal de Internet pela rede elétrica da casa. Depois, pode usar um segundo adaptador para instalar um novo hotspot de Internet em qualquer tomada à sua escolha – no centro de multimédia, quarto ou escritório doméstico. Com produtos como a série Magic da Devolo, não há nada que o impeça de desfrutar de filmes e séries!

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here