Universitária do Reino Unido desenvolveu um Plástico alternativo e sustentável

Embora as tripas de peixe provavelmente façam com que a maioria das pessoas se sinta um pouco enjoada, uma estudante inteligente e criativa, conseguir fazer uma descoberta, ou melhor, invenção muito útil e interessante que pode trazer grandes mudanças para a indústria do plástico no mundo.

Ela conseguiu usar as tripas de peixe para fazer uma nova alternativa de plástico. Isso mesmo, Lucy Hughes, uma estudante de 23 anos da Universidade de Sussex, desenvolveu o MarinaTex – um bioplástico feito com resíduos orgânicos de peixes e algas vermelhas.

O plástico é translúcido e flexível, tornando-o perfeito para uso no lugar de embalagens descartáveis. Mas, embora pareça e pareça plástico, a alternativa é realmente mais forte, mais segura e sustentável, de acordo com Hughes.

Alternativa

Ela disse: “O plástico é um material incrível e, como resultado, nos tornamos muito dependentes dele como designers e engenheiros. Não faz sentido para mim que estamos usando plástico, um material incrivelmente durável, para produtos com um ciclo de vida inferior a um dia.”

“Para mim, o MarinaTex representa um compromisso com a inovação e a seleção de materiais, incorporando valores sustentáveis, locais e circulares ao design.”

“Como criadores, não devemos nos limitar a projetar apenas forma e função, mas forma, função e pegada”.

O biodiesel MarinaTex é feito em um período de quatro a seis semanas, e surpreendentemente, requer pouca energia e baixas temperaturas para produzir.  Surpreendentemente, Hughes diz que um bacalhau do Atlântico pode gerar até 1.400 sacas.

Com base em sua invenção, a Sra. Hughes recebeu o prêmio James Dyson do Reino Unido e receberá £ 2.000. Agora, ela passará para a rodada internacional da competição e terá a chance de ganhar £ 30.000.

Claro, dependendo do resultado da competição, e de uma análise mais minuciosa neste material, poderemos em breve ter esta nova alternativa de plástico sustentável circulando pelo mercado. E o meio ambiente irá agradecer por isso.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui