Todos os anos, o Consórcio Unicode decide quais novos caracteres emoji serão introduzidos nos smartphones e outros dispositivos. Esta semana, foram reveladas as recomendações para o Unicode 17, prometendo trazer uma nova onda de expressividade digital.
O Unicode 17 propõe a introdução de oito novos emoji, incluindo criaturas peludas (como o Pé Grande), rostos distorcidos, nuvens de luta, caroços de maçã, orcas, trombones, deslizamentos de terra e baús de tesouro. Além disso, haverá variações de tom de pele para alguns emoji já existentes, como bailarinos, pessoas com orelhas de coelho e lutadores.
O Consórcio Unicode é responsável por desenvolver o código subjacente dos emoji, mas cabe às empresas, como a Apple, criar as suas próprias versões estilizadas. Assim, enquanto o Unicode fornece a base, a Apple e outras empresas adaptam os emoji ao seu design característico.
Espera-se que o Unicode 17 seja aprovado no próximo outono. No entanto, a implementação por parte da Apple poderá demorar, sendo provável que os novos caracteres estejam disponíveis na primavera de 2026, seguindo o cronograma habitual de lançamentos de emoji da empresa.
Antes do lançamento do Unicode 17, a Apple introduzirá os caracteres do Unicode 16, aprovados em setembro de 2024. Estes incluirão emoji como rosto com olheiras, impressão digital, árvore sem folhas, vegetal de raiz, harpa, pá e mancha.
Com as atualizações do iOS 18.2, iPadOS 18.2 e macOS Sequoia 15.2, a Apple apresentará os Genmoji, uma versão personalizável dos emoji gerada com base em frases fornecidas pelos utilizadores. Embora funcionem como emoji nos dispositivos Apple, os Genmoji não são compatíveis entre plataformas e não aparecem como emoji em dispositivos Android.
Os emoji tornaram-se uma parte essencial da comunicação moderna, permitindo que as pessoas expressem emoções e ideias de forma rápida e visual. Com cada atualização do Unicode, a diversidade e a riqueza dos emoji aumentam, refletindo a evolução contínua da linguagem digital. O Unicode 17 promete trazer ainda mais opções para os utilizadores, enriquecendo a forma como nos comunicamos no mundo digital.
Fonte: Macrumors