União Europeia: Planos pelo direito a reparar até 2021!

A Comissão Europeia anunciou que tem planos para novas regras de direito ao reparo. Segundo a Comissão espera-se que a mesma abranja telemóveis, tablets e computadores portáteis até 2021. Se tiver sucesso essas regras vão significar que os dispositivos devem permanecer em utilidade por mais tempo antes de serem preciso reciclar os mesmos. Os planos foram introduzidos como parte de um um conjunto de iniciativas que cobrem áreas como os têxteis, plásticos, embalamento e comida. Um dos objectivos é que as consequências para o ambiente se tornem nulas até 2050.

Além deste conjunto de medidas, a UE também quer que  os produtos se tornem mais sustentáveis. De acordo com o novo plano. Os produtos devem ter uma duração maior, reutilizáveis, com possibilidade de actualização e construídos com materiais reciclados. Está planeado que os produtos que seguirem estas normas serão recompensados. Também está planeado introduzir planos que ajudem os consumidores a re-venderem os seus produtos ou mesmo a devolve-los.

Este plano foi introduzido o ano passado para equipamentos de casa como televisões, e maquinas de lavar e agora o plano é expandir essas medidas a outros equipamentos como tablets ou telemóveis (pensasse que menos de 40% destes equipamentos é que são reciclados na UE).

Falta agora saber quantas destas medidas é que realmente vão ser colocadas em prática. E como serão essas medidas colocadas em prática? Haverá obrigatoriedade? A legislação ainda está a ser construída pelo que ainda falta ser aprovada.

Até lá esperamos que as perguntas obtenham resposta. Também não nos podemos esquecer que a UE também votou recentemente pela introdução de um carregador de telemóveis comum a todas as marcas para assim se reduzir lixo electrónico. Ambas as medidas têm o objectivo de reduzir lixo electrónico pelo que a intenção é muito boa. Agora tem que se criar uma legislação em que estas regras sejam bem aplicadas.

Fonte: The Verge

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here