Uma perna artificial com sensores ajuda as pessoas a sentir cada passo

Uma perna artificial possui sensores para permitir que as pessoas sintam quando flexionam e caem no chão – o que as ajuda a caminhar com mais rapidez e confiança. As duas primeiras pessoas a usar o novo tipo de perna protética descobriram que também tinham menos dor fantasma nos membros, o fenómeno misterioso quando os amputados recebem sensações erradas que parecem surgir do membro desaparecido.

Muitas pessoas com uma perna artificial acham difícil usá-la, especialmente aquelas que perderam a perna acima do joelho. Parte do problema é que ele não alimenta sensações, dificultando o julgamento da sua posição e movimento.

Stanisa Raspopovic, do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, e colegas, pegaram numa perna artificial disponível comercialmente e colocaram sensores na sola do pé e no interior do joelho que podiam ser conectados por fios a nervos na coxa da pessoa.

A equipa deu a dois homens a oportunidade de testar as suas pernas, conectando os seus nervos aos fios. Durante o primeiro mês, eles testaram a melhor maneira de estimular os seus nervos para gerar as sensações mais realistas. “Eles descreveram-no como algo quase realista”, diz Raspopovic.

Aí os homens testaram as pernas numa pista ao ar livre. Ambos andaram mais rápido com os novos membros do que quando o feedback foi desativado, até 6 metros por minuto, e sentiram-se mais confiantes no membro. “Ser capaz de perceber o movimento das suas articulações é incrivelmente importante”, diz Aadeel Akhtar, da Universidade de Illinois em Urban-Champaign, que não participou no trabalho. “Fá-lo sentir que a prótese se torna sua.”

Durante três meses, a dor no membro fantasma de um homem passou completamente e do outro caiu 80%. “Eu diria que esse é um benefício ainda maior”, diz Akhtar.

A equipe de Akhtar desenvolveu um braço artificial chamado Ability Hand que fornece feedback sensorial das pontas dos dedos, que está prestes a ser vendido em breve nos EUA.

Fonte: NewsCientist

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here