Um primeiro olhar à plataforma de jogos xCloud da Microsoft

Red Magic 5G

A gigante Microsoft começou a sua fase de testes do seu projecto xCloud que consiste numa plataforma baseada na nuvem dedicada ao gaming. Desta feita a fase de testes está dirigida durante esta semana para computadores com o Windows 10. Numa primeira fase de testes já deu para perceber que a Microsoft está a permitir que os jogadores façam o stream dos jogos da Xbox para os seus computadores, e para já apenas encontra-se disponível para trabalhadores da empresa. O The Verge teve acesso a algumas das imagens do serviço a correr nos computadores com o Windows 10.

É assim então que dentro em breve irá surgir na Windows Store uma aplicação que permite o serviço de streaming de jogos da Xbox para o Windows 10. Tal como as versões para Android ou iOS, a aplicação requer um controlador da Xboxe One com comunicação via Bluetooth, uma conta na Microsoft e uma conexão de internet com excelente velocidade. A aplicação para computador suporta streaming de jogos da consola Xbox One localmente ou até mesmo remotamente ao invés de utilizar os servidores da própria Microsoft.

Existe uma grande variedade de jogos disponíveis para os trabalhadores da Microsoft poderem testar à vontade, mas actualmente apenas limitadas à resolução de 720 píxeis com a hipótese dos 1080p chegar brevemente, informação esta adiantada por uma nota interna emitida pela própria empresa.

A experiência em tudo é muito parecida com o que se encontra disponível nas aplicações para Android e iOS quer seja ao nível da interface para o utilizador bem como também a nível do streaming dos jogos. Espera-se que dentro em breve, a Microsoft vá disponibilizar a versão de testes a terceiros.

Mesmo a própria marca já reforçou os seus servidores de modo a poder  aceitar as consolas Xbox One S em apenas um deles por exemplo. A empresa encontra-se neste momento a efectuar a transição destes servidores xCloud para o processador da Xbox Serie X. Esta próxima geração é bastante mais potente, sendo capaz de poder correr até 4 sessões de jogos em simultâneo da Xbox One S em apenas um processador.

Está previsto que a Microsoft faça o lançamento da xCloud ainda durante o ano de 2020 sendo compatível com o controlador PS4 e o Windows 10.

Fonte: TheVerge

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here