Foi há um ano atrás que o protótipo do Google X foi revelado. Um smartwatch poderoso focado na saúde e destinado ao ramo de pesquisas médicas. No entanto pouco ou nada mais ouvimos falar de tal dispositivo, mas ao que tudo indica, a empresa estará de facto a desenvolver o equipamento.
O seu desenvolvimento está entregue à empresa Verily que opera sob a alçada da Alphabet. A MIT Technology Review conseguiu ter acesso ao smartwatch mas infelizmente foi impossibilitada de tirar fotografias. Os detalhes também não são muitos pelo menos por agora, mas ao que foi reportado, o smarwatch irá de facto ter uma componente funcional bastante importante no ramo médico.
Algumas das novidades em relação ao que se sabia, o relógio passou a ter um aspecto circular, com um ecrã e-ink, o que significa logo à partida um aumento significativo na autonomia do dispositivo. Segundo o chefe de tecnologia da Verily, a empresa estará focada em fabricar de facto um equipamento que tenha um consumo baixo de bateria. Ao que também foi relatado algumas centenas de dispositivos já terão sido fabricados.
Um dos pontos principais de foco do smartwatch será a medição de batidas cardíacas. Vários métodos serão utilizados para tal, como por exemplo, através de um anel exterior bem como o uso de Flash na pele para medição em simultâneo. Na secção inferior do relógio, 4 pads metálicos irão fazer também a medição cardíaca.
Se de facto o ponto principal do relógio será a medição das batidas cardíacas dos doentes, então é de esperar que toda a tecnologia de ponta possa ser utilizada e aproveitada para ser aplicada no relógio.
De notar que o dispositivo não irá ser vendido para clientes, mas sim apenas para instituições com fins médicos.
Fonte: Techno Buffalo