Um camião da Tesla tem estado a circular de cidade em cidade

O camião Semi da Tesla tem percorrido alguns quilómetros em viagens de cidade em cidade, mas como se sairá em percursos cross-country? Basta perguntar a Elon Musk, que o responsável máximo da Tesla responde facilmente.

Em resposta a uma peça da Electrek na última visita do Semi (ao gigante dos camiões do Arkansas, JB Hunt), o CEO observou que a Semi viajou milhares de quilómetros inteiramente sozinha, usando a rede SuperCharger existente. A única ajuda que foi necessária para que isto fosse possível, foi um “cabo extensível” para ajudar o camião a conectar-se aos equipamentos de carregamento rápido.

Para ser mais preciso, trata-se de um sistema de cabos que se conecta a várias estações SuperCharger ao mesmo tempo permitindo um carregamento mais rápido e eficaz da grande bateria que acompanha o Semi. Isto antes dos MegaChargers (estações de carregamento com maior poder de carregamento) serem oficialmente disponibilizados pela Tesla.

Em resposta ao tweet publicado pela @ElectrekCo, Elon Musk disse: “O [mais] engraçado é que ele foi conduzido pelo país sozinho (sem [qualquer] escolta ou qualquer veículo a acompanhar), usando [apenas] a rede Tesla Supercharger existente e um cabo extensível”.

Essa viagem levada a cabo a solo pelo camião serve, provavelmente , em parte para tranquilizar os clientes (incluindo JB Hunt) de que o Semi já é capaz de lidar com viagens de longa distância sem auxílio humano. No entanto, deixa algumas questões em aberto. Quanto tempo levará para recarregar as baterias usando os SuperChargers, e qual a probabilidade de os motoristas poderem confiar neles enquando os Megachargers não estiverem disponíveis?

Embora haja alguma facilidade para um camião, sendo operado pela Tesla atravessar os EUA usando a estrutura existente. Por sua vez, o caso mudaria de figura quando fosse necessário operar milhares de camiões de terceiros em curso ao mesmo tempo. Obviamente que se trata de um avanço significativo na condução autónoma, pelo que ainda serão necessárias algumas horas de constante “treino” e investigação para que sejam melhorados alguns pontos importantes.

Fonte Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here