Um bug no Facebook retirou aleatoriamente pessoas das listas de bloqueio

O Facebook revelou na segunda-feira um bug que afectou cerca de 800.000 utilizadores ao desbloquear pelo menos uma pessoa da sua lista de pessoas bloqueados durante uma semana.

Erin Egan, o chefe de privacidade da companhia, revelou numa publicação de blog que o bug esteve activo entre os dias 29 de Maio e 5 de Junho.

Foram desbloqueados, mas não “re-amigados”

Segundo a informação avançada por Erin Egan, este bug não restabeleceu a relação de amizade entre a pessoa bloqueada e quem bloqueou. Permitiu, no entanto, que esses utilizadores voltassem a ver as publicações partilhadas a uma audiência global (as publicações que não estão limitadas na privacidade a amigos).

O bug permitiu também que utilizadores bloqueados voltassem a enviar um pedido de amizade caso tenham percebido que foram subitamente desbloqueados. Egan confirmou também que os utilizadores desbloqueados podem ter potencialmente voltado a enviar mensagens via messenger para as pessoas que tinham estabelecido através do bloqueio o desejo de não ser contactadas.

A maioria das pessoas afectadas pelo bug (85%) apenas teve uma pessoa na lista de bloqueios, desbloqueada.

O Facebook afirma que o bug se encontra resolvido

“Este problema já foi resolvido e todas as pessoas foram bloqueadas de novo. Pessoas que foram afectadas vão receber uma notificação do Facebook a encorajar que vejam a sua lista de bloqueio,” escreveu Egan no blog.

Por um lado, 800.000 pessoas acabam por parecer pouco quando comparadas com a totalidade de 2.2 biliões de utilizadores do Facebook. Porém, continua a ser um número muito considerável, e que pode ter resultado em algumas situações desagradáveis. Assume-se que quando alguém bloqueia outro utilizador, o pode ter feito para prevenir diversas formas de assédio, bullying, trolling ou outras formas gravosas de interacção online.

Se você foi uma das pessoas afectadas, deverá receber uma notificação brevemente (ou poderá já ter recebido).

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui