UE investiga Apple e editores por inflacionar preços de ebooks

A União Europeia anunciou que decidiu investigar a Apple e algumas editoras de ebooks por possível inflação propositada nos preços do ebooks.

Esta investigação tem como objectivo procurar possível concorrência ilegal por parte da Apple e das Editoras de livros, que poderão ter aumentado o preço dos ebooks, tendo em vista o aumento de lucros e a Amazon, para que esta também fosse obrigada a aumentar o preço.

Esta investigação foi iniciada devido a outra que começou nos Estados Unidos em Agosto, devido a uma firma de advogados ter apresentado queixa contra a Apple e algumas editoras norte-americanas.

No caso Europeu, a União Europeia investiga as editoras Hachette Livre (Lagardère Publishing, França), a Harper Collins (News Corp., Estados Unidos), a Simon & Schuster (CBS Corp., Estados Unidos), a Penguin (Pearson Group, Reino Unido) e a Verlagsgruppe Georg von Holzbrinck (que detém entre outras a Macmillan, Alemanha).

Esta investigação procura saber se houve ilegalidades efectuadas por estas empresas, através de acordos ilegais tendo em vista o aumento dos preços de ebooks.

Fonte: Guardian

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui