Ubuntu já pode ser instalado a partir da loja oficial Windows Store

A utilização do Linux em qualquer computador com sistema operativo Windows está agora mais fácil. A mais recente entrada da loja oficial de aplicações Windows Store é o Ubuntu, conhecido software Linux que está disponível como aplicação gratuita.

O Ubuntu que se encontra disponível na Windows Store é uma espécie de ‘sandbox’ que pode correr ao lado do sistema operativo Windows 10, dando acesso partilhado aos arquivos e componentes do computador. A versão distribuída na loja da Microsoft possui apenas o interface de linhas de comando, e não a interface gráfica que torna mais fácil de utilizar este ambiente.

Esta novidade traz uma maior ligação entre o Windows 10 e  as distribuições do Linux. O Ubuntu foi a primeira a surgir, estando já na calha variantes das distribuições SUSE e Fedora, todavia sem ter sido adiantada uma data de lançamento.

No início do Windows, o Linux foi visto por Steve Ballmer, responsável da Microsoft,«como um cancro». No ano passado o cenário mudou radicalmente com a Microsoft a entrar na Fundação Linux com uma doação de 500 mil dólares. Este donativo à organização sem fins lucrativos para o desenvolvimento e otimização de código fonte aberto será realizado pela empresa de Redmond de forma anual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here