No passado dia 16 de agosto fio em Berlim que um tribunal baniu o Uber, mas dois dias depois a Uber interpôs um recurso e suspendeu a medida. Agora foi um tribunal de Frankfurt a decidir o mesmo.
As polémicas sobre o serviço de taxis Uber são muitas, com diversas manifestações e greves em várias cidades europeias, sendo que em Berlim e Frankfurt também foram alvo de protestos. Em Berlim os taxistas conseguiram ganhar um processo que impediu a Uber de continuar a funcionar, no entanto a Uber interpôs recurso que suspendeu a proibição.
Na Alemanha volta a ser complicado para o Uber, e em Frankfurt um tribunal decidiu a favor dos taxistas e ordenou a suspensão do serviço da Uber. No entanto, a Uber já anunciou que não vai suspender o serviço e vai interpor recurso.
O Uber é uma aplicação permite aos seus utilizadores solicitar um “táxi”, indicando automaticamente via GPS o condutor disponível mais próximo que esteja registado na base de dados da aplicação. Posteriormente a Uber encaminha o pedido do cliente para o taxista e os dados deste são também encaminhados para o cliente. A grande crítica ao serviço é que o mesmo é feito por pessoas não habilitadas para tal.
Em Portugal apenas temos o UberBlack, um serviço mais profissional, que permite alugar carros mais luxuosos e serviços mais profissionais, como os motoristas abrirem a porta antes de entrar e ainda terá uma garrafa de água à disposição. Todos os motoristas são licenciados e com alvará para o transporte comercial de passageiros, bem como haverá a possibilidade de empresas privadas de transporte de passageiros possam usar o serviço.