A Uber é uma aplicação que certamente já ouviu falar e que tem alterado a forma como vemos a mobilidade. Não só no transporte de pessoas, como em mobilidade elétrica e até no transporte de bens ou produtos, como no caso da Uber Eats. No entanto, a empresa não quer ficar por aí.
A Uber planeja adicionar reservas de viagens de voos, comboio e muito mais no Reino Unido para expandir seus negócios, informou o Financial Times. O novo serviço foi projetado para fornecer uma “experiência perfeita”, para que você possa reservar o seu voo, comboio e Uber no mesmo aplicativo. Para isso, a empresa integrará seu software com companhias aéreas, operadoras de autocarro, ferrovias intermunicipais e locadoras de automóveis.
O Reino Unido é um dos maiores mercados da empresa fora dos EUA, portanto a expansão é um grande passo. “Você pode reservar passeios, bicicletas, serviços de barco e scooters no aplicativo Uber há vários anos, então adicionar trens e ônibus é uma progressão natural”, disse o diretor geral da Uber no Reino Unido, Jamie Heywood. “Ainda este ano, planejamos incorporar voos e, no futuro, hotéis, integrando parceiros líderes no aplicativo Uber para criar uma experiência de viagem perfeita”.
Essa estratégia de “super aplicativo” não é nova, pois o CEO Dara Khosrowshahi disse que queria que o Uber fosse a “Amazónia do transporte”, quando ingressou na empresa. Antes da pandemia, cerca de 15% das viagens do Uber eram viagens com margens mais altas de ou para aeroportos. “Com o COVID atrás de nós, com esse grande impulso para novos modos de transporte, queremos sinalizar que esta é uma alavanca de crescimento muito importante para nós nos próximos anos”, disse Heywood.
Ainda não está claro até que ponto o Uber competirá diretamente com outros serviços de reservas de viagens, mas Khosrowshahi foi CEO da Expedia antes de vir para o Uber. A empresa pode ter uma vantagem sobre os rivais, pois também pode oferecer uma carona do aeroporto ao hotel, essencialmente sendo dona de todo o processo.
A Uber anunciou recentemente que permitiria que os usuários da cidade de Nova York reservassem táxis Yellow Cab diretamente por meio de seu aplicativo, com os passageiros pagando aproximadamente o mesmo que pagariam por uma corrida Uber X.
A empresa também planeja oferecer um serviço semelhante em San Francisco. Ainda não está claro, no entanto, quando ou se a Uber oferecerá seu serviço expandido de reservas de viagens noutros países.