Uber regista patente de inteligência artificial que “sabe” quando o utilizador se encontra embriagado

Segundo a CNN, a Uber registou uma patente de um plano para uma utilização bastante peculiar da inteligência artificial. A Uber tem a patente para um sistema de inteligência artificial que detecta quando um passageiro se encontra embriagado antes de entrar no carro.

Este sistema recorre a diversos indicadores que poderão sugerir que a pessoa não se encontra sóbria: com que velocidade é que está a escrever no telemóvel (e com quantos erros ortográficos), com que precisão acerta nos botões, a que velocidade está a andar e a forma como estão a segurar ou a deixar cair o telemóvel.

Detalhes como este, associados à localização e hora do pedido por um Uber, são processados pelo algoritmo. Ou seja, um pedido por um Uber à noite numa zona de bares indicaria uma probabilidade de ingestão de álcool superior a um pedido durante o dia numa zona comercial ou nos subúrbios.

Qual o objectivo de tudo isto?

Pelo que adianta a CNN, este mecanismo não serve para impedir pessoas não-sóbrias de utilizar a Uber. A ideia seria, dependendo do nível de sobriedade, um passageiro ter uma maior probabilidade de fazer ‘match’ com um condutor mais experiente, ou que esteja treinado para lidar com pessoas neste estado. Se o condutor souber que pode encontrar uma pessoa em mau estado, não será apanhado de surpresa quando chegar ao local.

Potenciais perigos

Se existe a possibilidade de muitos condutores da Uber simplesmente rejeitarem pedidos de pessoas embriagadas, existe também o perigo de alguns condutores serem atraídos por este tipo de pedidos. Ao longo dos últimos quatro anos, ocorreram 100 casos de assalto e abuso por parte de condutores Uber nos EUA.

Por agora, a Uber não comenta

A Uber, por agora, não comentou esta notícia da CNN. É preciso sublinhar que este sistema se trata apenas de uma patente e não existem indicações se o algoritmo será alguma vez aplicado.

Fonte: CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui