Uber cria polémica na Europa

Uber logo

Um pouco por toda a Europa se faz sentir o descontentamento dos taxistas. Em capitais como Londres, Paris, Madrid, Roma ou Berlim foram assinaladas manifestações e greves contra esse serviço, tendo inclusive provocado a desordem no trânsito local.

A app da empresa sediada em São Francisco foi responsável pelo descontentamento de vários taxistas europeus que acusam a aplicação de concorrência desleal e de romper as regras estabelecidas pela União Europeia visto que os motoristas inscritos na base de dados da Uber não necessitam de ter licença, ao contrário do que é exigido em Portugal e outros países da U.E.

A aplicação em questão permite aos seus utilizadores solicitar um táxi, indicando automaticamente via GPS o condutor disponível mais próximo que esteja registado na base de dados da aplicação. Posteriormente a Uber encaminha o pedido do cliente para o taxista e os dados deste são também encaminhados para o cliente.

A aplicação é também capaz de gerar uma estimativa do custo total da viagem e a tarifa a ser aplicada pode ser consultada. Assim que o cliente chegar ao seu destino, o valor da tarifa pode ser cobrado directamente do cartão de crédito do utilizador.

A Uber já está disponível em cerca de 130 cidades de 37 países.

Presentemente ainda não opera em Portugal, embora Lisboa já se encontre referenciada no site da empresa, mas Florêncio Almeida, presidente da ANTRAL (Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis) já se manifestou contra a aplicação, considerando-a como “ilegal”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui