Os utilizadores do Twitter poderão em breve beneficiar de medidas de segurança melhoradas para as suas mensagens privadas, graças a uma nova actualização anunciada por Elon Musk.
A nova funcionalidade está prevista para lançamento até ao final do mês e incluirá uma gama alargada de reacções emoji disponíveis para mensagens privadas, bem como encriptação de ponta a ponta. Isto significa que as conversas conduzidas através de mensagem directa serão protegidas com um protocolo criptográfico que assegura que apenas o remetente e o destinatário podem aceder ao conteúdo. Adicionalmente, nenhum terceiro pode ver as mensagens ou mesmo determinar quem as está a enviar ou a receber.
Aiming to roll out ability to reply to individual DMs, use any reaction emoji & encryption later this month
— Elon Musk (@elonmusk) March 5, 2023
O Twitter atualmente não utiliza encriptação total para mensagens directas, mas sim um sistema maioritariamente encriptado. Para começar, as chaves necessárias para tornar uma conversa legível são mantidas nos dispositivos do remetente e do recetor. Isto significa que fora do acesso dos dois utilizadores, as conversas não podem ser lidas.
O lado negativo desta abordagem é que o Twitter ainda poderia teoricamente ver mensagens privadas entre dois utilizadores, se quisesse. Portanto, embora as conversas sejam privadas, não são completamente seguras.
WhatsApp, Telegram, Signal e a maioria dos aplicativos de mensagens instantâneas adotaram a criptografia de ponta a ponta há algum tempo, o Twitter está pronto para fazer o mesmo para proteger totalmente a privacidade dos assinantes. Elon Musk deu um impulso decisivo a um projeto que já circulava no Twitter há vários anos. Em 2018, foram realizados alguns testes preparatórios para a integração da criptografia, mas não deu em nada.
Twitter is bringing back end-to-end encrypted DMs
Seeing signs of the feature being worked on in Twitter for Android: https://t.co/YtOPHH3ntD pic.twitter.com/5VODYt3ChK
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) November 16, 2022
Apenas algumas semanas após a compra da rede social por Elon Musk, a questão das mensagens privadas protegidas de olhares indiscretos voltou a surgir à tona. A desenvolvedora Jane Manchun Wong em novembro passado publicou algumas linhas de código do aplicativo Android que se referiam à criptografia.
A possível dica de que o trabalho de implementação estava em andamento tornou-se quase uma certeza quando Musk respondeu com um sorriso piscando à descoberta de Wong, uma confirmação de que algo se poderia estar a formar.
As mensagens privadas no Twitter serão protegidas por criptografia de ponta a ponta até ao final de março.