Em 2018, a Disney demitiu o diretor do Guardians of the Galaxy, James Gunn, por causa de tweets que ele escreveu entre 2008 e 2012. Embora a empresa mais tarde recontratasse Gunn, ele é apenas um exemplo de muitas pessoas para que viram um antigo post nas redes sociais voltar para assombrar-lhe.
Nos últimos anos, alguns usuários do Twitter recorreram a ferramentas como o TweetDelete.net para evitar que algo semelhante acontecesse com eles. Em breve, o Twitter também poderá estar de condições de oferecer sua própria solução para o problema.
Compartilhando parte de seu roteiro de produto com a Bloomberg, a empresa disse que planeia testar um recurso que permitiria às pessoas arquivar automaticamente os seus tweets após um determinado período de tempo. A ferramenta encontra-se neste momento na fase conceitual, pelo que não dispõe ainda de uma data de lançamento, mas isso não impediu o Twitter de considerar uma série de opções de tempo, incluindo 30, 60 e 90 dias.
A decisão de dar às pessoas a capacidade de arquivar os seus tweets é parte de uma tendência mais abrangente de “privacidade social”, que o Twitter disse à Bloomberg sobre como dar às pessoas mais controlo sobre sua identidade na plataforma. Para isso, a empresa planeia testar neste mês um recurso que permitirá que as pessoas removam seguidores. Até o final do ano, ele também testará uma ferramenta que dá aos indivíduos a opção de se retirarem das conversas públicas nas quais as pessoas os mencionam.
O Twitter disse à Bloomberg que muitas dessas ferramentas vêm em resposta a soluções criativas que seus usuários encontraram para compensar os recursos ausentes. Por exemplo, as pessoas descobriram que se pode remover alguém como seguidor, bloqueando e desbloqueando-o. Com base em um conceito que compartilhou em julho, a empresa também planeia levar as pessoas a rever se suas contas são públicas ou privadas.
Será interessante verificar se o Twitter decide dar apenas a alguns usuários a opção de arquivar seus tweets. Afinal, a plataforma atua como uma espécie de registro público, dando às pessoas uma maneira de manter os políticos responsáveis por coisas que disseram no passado.
Fonte: Engadget