Os resultados de pesquisa do Twitter para as principais cidades chinesas ficaram cheios de tweets sobre serviços de acompanhantes, pornografia e jogos de azar que estão obscurecendo os relatórios legítimos sobre uma onda de protestos que tomou conta do país, informa assim o Washington Post e o TechCrunch.
As pesquisas por “北京” (Pequim) ou “上海” (Xangai) estão repletas de spam, até ao momento superam em muito o número de tweets sobre os protestos.
Uma análise destacada por Alex Stamos, do Stanford Internet Observatory, estima que mais de 95% dos tweets sob o termo de pesquisa de Pequim são de contas de spam, com mais de 70% das contas apenas começando a twittar em tais volumes recentemente. Novos tweets de spam estão aparecendo a cada poucos segundos de contas que estão tweetando milhares de vezes por dia.
Still working on our own analysis, but here is some good initial data that points to this being an intentional attack to throw up informational chaff and reduce external visibility into protests in China (Twitter being blocked for most PRC citizens):https://t.co/kPK7nMeCPu
— Alex Stamos (@alexstamos) November 28, 2022
Devido à forte censura do governo à mídia chinesa, os manifestantes no país estão a recorrer a VPNs para aceder aos serviços ocidentais como o Twitter e o Telegram para coordenar os seus esforços, relata o TechCrunch. A quantidade de spam, que supostamente vem de contas vinculadas ao governo, dificulta a localização de informações legítimas e úteis sobre os protestos e também afeta as pessoas fora do país que estão a tentar obter informações sobre os eventos.
Os protestos estão relacionados à rigorosa estratégia de Covid zero da China, que resultou em bloqueios contínuos na tentativa de controlar a propagação do vírus. Embora a política esteja em vigor há algum tempo, protestos eclodiram depois de um recente incêndio num apartamento que matou 10 pessoas e feriu outras nove.
A onda de spam no Twitter coincide com as várias demissões na empresa de mídia social após a sua aquisição pelo CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, que impactou fortemente a sua equipa de confiança e segurança. “Esse é um problema conhecido com a qual a nossa equipa estava a lidar manualmente, além das automações que implementamos”, disse um ex-funcionário. Mas desde a aquisição da empresa por Musk, “todas as operações de influência na China e analistas do Twitter renunciaram”, disse o ex-funcionário.
Sem mencionar os detalhes dos protestos na China, Elon Musk twittou na manhã de segunda-feira que “a quantidade de operações psicológicas no Twitter é ridícula!” antes de brincar que “pelo menos com o novo Verificado eles pagarão $ 8 pelo privilégio”. Ele seguiu com uma imagem de Pepe the Frog acompanhada pelo slogan “Eu não me importo com esse psicopata em particular, honestamente”.
Fonte: WashingtonPost
Vocês por aqui não gostam muito do Elton Musk, pois não?!…
Boa tarde José.
Pessoalmente pelo contrário, já que Elon Musk criou diversas inovações tecnológicas.
O que não significa que tudo o que ele faça é bom e, nesta situação do Twitter, até agora, as suas decisões são, no mínimo, questionáveis.
Quanto ao MaisTecnologia, tentamos cobrir o máximo possível e a situação do Twitter e de Elon Musk é, sem dúvida, uma notícia que as pessoas querem saber.
Obrigado