O Twitter anunciou que o seu recurso Community Notes, lançado recentemente, irá exigir agora que todos os contribuidores avaliem um número suficiente de notas antes de puderem desbloquear a capacidade de escrever notas por conta própria.
As notas de classificação na plataforma aumentarão o “Impacto de classificação” de um utilizador, um sistema de classificação que reflete com que frequência as classificações de um contribuidor ajudam as notas a serem identificadas como “Úteis” ou “Não Úteis” pela comunidade do Twitter.
A capacidade de escrever notas da comunidade será desbloqueada quando um colaborador atingir um impacto de classificação de pelo menos cinco. As notas que precisam de avaliações podem ser encontradas na seção “Precisa da sua ajuda” das Notas da comunidade para aumentar o impacto da sua classificação.
In September, we began requiring that new contributors unlock the ability to write notes by first making valuable ratings. This increased average note quality so much that, today, we are retroactively requiring that all contributors meet these criteria in order to write notes. pic.twitter.com/0JBqycAgKz
— Community Notes (@CommunityNotes) December 21, 2022
Notas da comunidade (anteriormente conhecido como Birdwatch) é o programa de moderação de conteúdo orientado pela comunidade do Twitter que permite aos utilizadores adicionar contexto aos tweets para manter a qualidade do conteúdo e reduzir a desinformação na plataforma. Os utilizadores do Twitter que desejam tornar-se um colaborador devem atender aos critérios de elegibilidade listados nas Perguntas frequentes do Twitter, como não ter violado as regras do Twitter recentemente e ter entrado no Twitter pelo menos à seis meses.
A restrição foi originalmente introduzida em setembro, de acordo com um tweet da conta do Community Notes no Twitter, embora isso aplique-se apenas a novos contribuidores. O Twitter exigirá agora que todos os contribuidores atendam aos critérios para escrever notas a partir de agora, citando as suas próprias estatísticas que dizem que isso melhorou a qualidade média das notas. Os utilizadores mantêm o seu status de colaborador ao adicionar as contribuições de “qualidade” ou enfrentam o cancelamento do seu acesso para escrever as notas.
As notas da comunidade eram inicialmente visíveis apenas para utilizadores nos Estados Unidos antes da expansão global do recurso a 11 de dezembro, embora alguns utilizadores tenham expressado preocupação devido ao facto de ainda não conseguirem atender aos critérios de elegibilidade para contribuir com as notas da comunidade, como ter uma “operadora de telefone confiável”.
Atualmente, o Twitter não lista as operadoras aprovadas para referência dos utilizadores, mas recentemente bloqueou vários utilizadores em dezenas de operadoras durante horas num esforço iniciado por Musk para bloquear o spam, conforme relatado por Platformer. Musk afirmou que o Twitter estava a ser “enganado” anualmente em US$60 milhões por pagar a empresas de telecomunicações por atividades fraudulentas de SMS.
Apparently MTN isn't a trusted carrier 🤷♀️I feel like this is just one way that @CommunityNotes is limiting regional availability. So many people in developing countries noting that their carrier is apparently not trusted. pic.twitter.com/FHLprzV7uJ
— Megan Ellis (mas.to/@meganellis) (@Megg_Ellis) December 12, 2022
O CEO do Twitter, Elon Musk teve os seus próprios tweets verificados através das notas da comunidade sobre qualquer tema, desde citações incorretas de Dune até alegar que os grupos de ativistas foram responsáveis pela queda maciça na receita do Twitter. Essas novas restrições sobre quem pode escrever notas da comunidade não vêm explicitamente do próprio Musk, mas as mudanças podem reduzir a participação no serviço de moderação de conteúdo de crowdsourcing e, por sua vez, limitar a frequência com que os seus comentários são corrigidos publicamente na plataforma.
Fonte: CommunityNotes