O Twitter está a expandir o seu programa de verificação de fatos de crowdsourcing para incluir imagens. Agora, as notas da comunidade gerado pelo utilizador para conteúdo potencialmente enganoso serão aplicáveis especificamente a imagens. Isto surgiu logo após uma imagem falsa ter-se tornado viral, alegando mostrar uma “explosão” perto do Pentágono.
Os colaboradores podem adicionar informações relacionadas com a imagem, que surgirão abaixo de “imagens recentes e futuras correspondentes”. O Twitter menciona imagens falsas geradas por inteligência artificial no anúncio. Os utilizadores podem especificar se está a adicionar contexto ao tweet ou à imagem. Atualmente, esta funcionalidade ainda só se aplica a imagens únicas.
Raters and readers will see notes that authors marked as “about the image” slightly differently, so it’s clear to everyone that they should be interpreted as about the media, not the specific Tweet. Ratings can help identify cases where a note may not apply to a specific Tweet. pic.twitter.com/EDkSfRfxHv
— Community Notes (@CommunityNotes) May 30, 2023
No anúncio, o Twitter menciona especificamente imagens falsas geradas por IA, que têm sido uma combinação de confusas, assustadoras e divertidas ao tornarem-se virais na plataforma. Por exemplo, uma foto falsa da explosão do Pentágono foi partilhada por contas com uma marca de verificação azul na semana passada, uma das quais fingiu ser afiliada à Bloomberg News. Num exemplo menos assustador, a imagem gerada por IA do Papa Francisco parecendo uma fera do streetwear circulou e tornou-se viral antes de muitas pessoas descobrirem que era falsa.
Esta medida surge no seguimento de outras medidas tomadas recentemente pelo Twitter para combater a desinformação na plataforma, incluindo a adição de rótulos de aviso em tweets que violem as políticas da rede social. A verificação de factos já tinha sido expandida pelo Twitter para incluir tweets relacionados com Covid-19 que contivessem informações enganosas.
Os utilizadores do Twitter Community Notes poderão especificar se estão a adicionar contexto ao próprio tweet ou à imagem apresentada nele. Até agora, o recurso aplica-se apenas a imagens únicas, embora a empresa diga que está a trabalhar para expandi-lo para vídeos e publicações com várias imagens.
O Twitter, como plataforma de comunicação e de informação, tem a responsabilidade de garantir que as informações que circulam na sua plataforma são verdadeiras e passíveis de verificação.