Hoje trago-vos notícias que irão certamente agradar aos streamers que utilizam a plataforma Twitch, mas que também têm interesse em outras plataformas de transmissão ao vivo, principalmente o YouTube. Esta novidade é a resposta a uma procura antiga que até agora não tinha sido atendida pela Twitch e, sem dúvida, é um passo importante para a evolução do streaming.
Estou a falar do multicast, ou seja, a possibilidade de transmitir a mesma live, simultaneamente, em várias plataformas. Até agora, esta prática era totalmente proibida pela Twitch. Historicamente, a plataforma tem sido bastante restritiva no que toca a “partilhar” os seus streamers com outras plataformas. Por exemplo, até há pouco mais de um ano, exigia exclusividade a todos os seus parceiros, ou seja, estes não podiam realizar transmissões ao vivo em outras plataformas, mesmo que fossem transmissões diferentes das que faziam na Twitch.
No entanto, durante a TwitchCon, a plataforma anunciou que irá permitir o multicast a todos os seus streamers (exceto aqueles que têm contratos de exclusividade), permitindo que a mesma transmissão ao vivo seja partilhada em várias plataformas. Esta mudança pode servir para dar um novo impulso ao mercado de streaming, que muitos criadores de conteúdo consideram estar em declínio, especialmente se comparado com os picos históricos alcançados durante a pandemia e os confinamentos.
No entanto, a Twitch estabelece algumas condições para permitir o multicast. Estas regras centram-se em não oferecer aos espectadores na plataforma uma experiência de consumo inferior à que é oferecida nas outras plataformas. Por exemplo, não é permitido transmitir em qualidade inferior na Twitch do que nas outras, nem ignorar o chat ao vivo. Também é proibido o uso de ferramentas de terceiros que permitam mostrar os chats das diferentes plataformas no chat da Twitch (embora seja permitido aos criadores usar ferramentas que unifiquem os chats para a sua leitura pessoal).
We’ve announced that you can simulcast on ANY live streaming service!
Check out our new guidelines and FAQ here: https://t.co/TBjulaqshY#TwitchConVegas 💜 pic.twitter.com/dE4XJEtdAw— Twitch (@Twitch) October 20, 2023
A economia dos criadores de conteúdo veio para ficar, mas é verdade que estamos a passar por um período de declínio após um pico histórico motivado por circunstâncias muito específicas. Com a adoção de regras mais flexíveis, a Twitch facilita que os criadores melhorem a sua monetização sem terem que realizar transmissões exclusivas nas diferentes plataformas. Além disso, permite aos utilizadores escolherem a plataforma que preferirem para assistir aos seus criadores favoritos.
Esta mudança não só atende a uma procura antiga dos streamers, como também oferece aos espectadores mais liberdade de escolha. Além disso, a possibilidade de transmitir em várias plataformas simultaneamente pode ajudar os criadores a aumentar a sua monetização, o que é particularmente importante num momento em que muitos enfrentam uma diminuição dos seus rendimentos. Na minha opinião, esta é uma decisão acertada e estou ansioso para ver como irá impactar o futuro do streaming.