Tweetbot e Twitterrific estão a pedir aos utilizadores que recusem reembolsos na App Store

No final de Janeiro, o Twitter deu um passo drástico contra clientes de terceiros, ao decretar uma proibição não anunciada. Este movimento foi uma surpresa para muitos na comunidade tecnológica, depois de dias de actividade suspeita terem sido observados sem uma explicação clara do Twitter sobre as suas intenções.

A decisão foi tomada sem qualquer aviso aos programadores que criaram esses serviços de terceiros, removendo totalmente as APIs e respetivos acessos que esses programadores tinham. Assim, estas aplicações tinham vindo a fornecer aos utilizadores funcionalidades suplementares não disponíveis através da própria aplicação oficial do Twitter há anos, foi subitamente removida da plataforma, com equipas e empresas por trás delas a serem fortemente reduzidas no processo.

As recentes actualizações para os populares clientes do Twitter Tweetbot e Twitterrific fizeram manchetes devido à sua implementação de uma nova janela pop-up. Esta janela aparece quando a aplicação é aberta e encoraja os utilizadores a optarem por não participar na política de reembolso da Apple para as taxas de subscrição.

No Tweetbot, a aplicação oferece algumas opções aos seus utilizadores. Para aqueles que procuram levar a sua subscrição para outro lado, a equipa por detrás do Tweetbot desenvolveu o Ivory, um cliente para o Mastodon.

Em alternativa, os utilizadores podem optar por não receber um reembolso com base na satisfação alcançada com a utilização do serviço. Se nenhuma destas opções lhe agradar, existe também a opção de receber um reembolso cobrindo qualquer período activo não utilizado da sua subscrição.

Se não escolher esta última opção, pode ter a certeza de que estás a dar o seu apoio à equipa responsável pelo Tweetbot e outras aplicações relacionadas. Estas aplicações não tinham voz ativa nas decisões súbitas e unilaterais tomadas pelo Twitter, deixando-as com pouca escolha a não ser aceitar estas circunstâncias.

A opção de não participar no procedimento de reembolso está disponível também através do Twitterrific. No entanto, é de notar que a opção de não pedir reembolso não significa que os utilizadores estejam impedidos de mais tarde tirarem partido do procedimento oferecido pela Apple. Em vez disso, esta notificação serve apenas para informar as equipas das aplicações que os utilizadores decidiram não participar no programa no momento.

Além disso, no caso do Twitterrific, não há forma de transferir a conta existente para outra plataforma de social media como o Mastodon, uma vez que o aplicativo não oferece um cliente compatível para ele.

Percebemos totalmente este pedido dos promotores, especialmente devido ao desenvolvimento muito rápido do caso, que não permitiu que nenhuma das empresas envolvidas reagisse com soluções mais eficazes. Se o Twitter tivesse mostrado mais transparência, os promotores teriam sido capazes de prever planos de descontinuação de assinaturas que não implicassem qualquer perda para os utilizadores finais, o que não foi possível devido a uma decisão tomada de um dia para o outro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui