Turistas gastam mais no Porto e Norte de Portugal

Turistas gastam mais no Porto e Norte de Portugal
Turistas gastam mais no Porto e Norte de Portugal

Os turistas estão a gastar mais durante as visitas em lazer ao Porto e Norte de Portugal. Em média os turistas despenderam mais 678 euros no último trimestre de 2012, um valor 15 por cento acima do que foi gasto no mesmo período de 2011.

O estudo foi realizado pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) e divido em dois grupos de análise: os que viajaram em lazer/férias e aqueles que se deslocaram em negócios/trabalhos. Os turistas em trabalho permaneceram menos tempo na região e gastaram menos do que os turistas em lazer (em média 548 euros, valor próximo dos 553 euros registados em 2011).

Os dados obtidos reforçam a tendência de aumento dos gastos, já registada no terceiro trimestre de 2012. Entre os meses de julho e setembro, os turistas gastaram em média, 693 euros, mais 10 por cento do que no período homólogo.

Foi mostrado na conclusão do estudo que o rendimento médio do turista em lazer (2.068 euros) caiu mais de 250 euros face ao mesmo período de 2011. Apesar disso, o último trimestre de 2012 foi o período em que se registou o maior valor gasto pelo turista em lazer.

Apesar de se ter verificado um aumento no número de turistas a viajar para o Porto e Norte de Portugal em 2012, a duração da estadia e o número médio de dormidas diminuiu face a 2011. Em média, os turistas pernoitaram nove noites no Grande Porto (menos uma que em 2011) e oito noites no Norte de Portugal (menos seis que em 2011).

O Aeroporto Sá Carneiro recebeu, durante o período em análise, dois terços dos turistas que visitaram a região Norte do país, vindos de Espanha e França.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui