Um aplicativo da Meta que estava em testes sociais está a ser encerrado. Este aplicativo chama-se Tuned, para muitas pessoas esta será provavelmente a primeira e última vez que irá ouvir falar sobre ele.
O Tuned foi lançado em 2020, quando o Meta ainda era na verdade Facebook, este era um aplicativo projetado para os casais que procuram estar conectados mesmo quando estão separados um do outro. O aplicativo vem da equipa de New Product Experimentation (NPE) da Meta, que desenvolve aplicativos e serviços de experiencias. Através do Tuned, os casais podem partilhar os seus pensamentos e humores em particular, bem como enviar mensagens um para o outro. Existe também alguns jogos que os casais podem jogar para se conhecerem melhor, além da integração do Spotify para troca de músicas.
Conforme foi observado pelo TechCrunch, o Meta começou a notificar os utilizadores do Tuned que o aplicativo iria encerrar no dia 19 de setembro. Essa também é na verdade a data limite dos utilizadores para baixarem os seus dados. O Tuned não forneceu um motivo válido pela qual está a descontinuar este aplicativo, e as suas páginas de aplicativos no Google Play e na App Store não oferecem grandes detalhes.
A julgar pelas suas críticas e classificações, o Tuned parecia ser um aplicativo muito bem recebido entre os casais. De acordo com os dados da Sensor Tower vistos pelo TechCrunch, o Tuned foi baixado 900.000 vezes no Android e iOS.
É possível que o encerramento do Tuned esteja relacionado ao momento em que foi lançado, assim como os bloqueios pandémicos que começaram a aumentar. Agora que as restrições de movimento foram suspensas na maior parte do mundo, é possivel que muitos dos casais sintam menor necessidade de usar o aplicativo.
O grupo NPE da Meta não tem o melhor histórico de criação de produtos. No início deste ano, fechou o seu aplicativo de namoro por vídeo, o Sparked. Existia também o aplicativo de partilha de vídeo de curta duração, Lasso, bem como o Hobbi, semelhante ao Pinterest. A lista continua com Aux, Hotline, Whale entre outros que estão no cemitério da NPE. Mais recentemente, também deixou cair a Novi, um sistema de pagamento com criptomoedas.
Fonte: Techcrunch