TSMC inicia produção dos processadores mais avançados do mercado

A fabricante de chips Taiwan Semiconductor Manufacturing Company Ltd (TSMC) iniciou a produção em massa dos seus chips mais avançados no sul de Taiwan nesta quinta-feira, e o presidente da empresa disse que irá a continuar a expandir a sua capacidade.

A tão esperada produção em massa de chips com tecnologia de 3 nanômetros ocorre num momento em que as atenções concentram-se nos planos de investimento da maior fabricante de chips do mundo. A TSMC tem uma posição dominante como fabricante de chips avançados usados ​​em tecnologia de telemóveis, jatos entre outros.

“A TSMC está a manter a sua liderança em tecnologia enquanto investe significativamente em Taiwan, continua a investir e prosperar com o meio ambiente”, disse o presidente da TSMC, Mark Liu, numa cerimônia que marcou a expansão de produção e capacidade na cidade de Tainan, no sul de Taiwan.

Liu disse que a procura pelo chip de 3 nanômetros da empresa era “muito forte”, impulsionada por novas tecnologias, incluindo o 5G e outros produtos de computação de alto desempenho. Liu não quis entrar em detalhes. No início deste mês, a TSMC disse que iria triplicar o seu investimento planeado na sua nova fábrica no Arizona para US$ 40 bilhões, entre os maiores investimentos estrangeiros na história dos EUA.

A empresa taiwanesa, que conta com a Apple Inc (AAPL.O) e a Nvidia Corp (NVDA.O) entre os seus principais clientes, também está a construir uma fábrica de chips no Japão e disse que está nos estágios iniciais de revisão de uma possível expansão para a Alemanha.

Numa aparente resposta às preocupações de que o investimento estrangeiro da TSMC poderia prejudicar a posição-chave de Taiwan em semicondutores, Liu disse que a produção era uma demonstração de que a TSMC estava a “tomar medidas concretas para desenvolver tecnologia avançada e expandir a capacidade em Taiwan”.

O governo de Taiwan rejeitou as preocupações sobre uma tendência de “adeus a Taiwan” para a indústria de chips, ao dizer que a posição da ilha como grande produtora de semicondutores e fabricante dos chips mais avançados é segura.

Liu disse que a produção em massa foi bem-sucedida e com bons rendimentos, acrescentando que a nova tecnologia de 3 nanômetros criaria produtos finais com um valor de mercado de US$ 1,5 trilhão em cinco anos.

A TSMC disse que está a trabalhar para construir fábricas para a próxima geração de chips de 2 nanômetros, que devem ser fabricados no norte e centro de Taiwan. A TSMC disse repetidamente que a maior parte da sua fabricação irá permanecer em Taiwan.

Fonte: focustaiwan

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui