Transferir de Windows e iPhone? EaseUS MobiMover é a solução gratuita

Os utilizadores de smartphones e tablets da Apple sabem das inúmeras vantagens que os sistemas operativos destes dispositivos trazem consigo, mas também conhecem bem as desvantagens que os mesmo acarretam. Uma tarefa que para os utilizadores dos smartphones e tablets Android é extremamente simples mas que complica quando falamos em dispositivos Apple é a transferência de arquivos.

Quando falamos na transferência de dados entre dois produtos da gigante de Cupertino a tarefa é relativamente fácil, mas quando falamos da mesma tarefa com um sistema operativo Windows, talvez por estratégia da marca, esta facilidade é substituída por uma grande dificuldade. Para estes utilizadores é possível encontrar uma meia dúzia de bons programas que facilitam a tarefa mas todos eles são pagos.

Hoje o MaisTecnologia traz-lhe o primeiro software da área completamente gratuito, o  MobiMover da EaseUS. A empresa foi criada em 2004 e rapidamente conquistou a liderança do mercado de backup e gestão de dados. Os softwares da empresa estão hoje presentes em milhões de computadores e servidores.

Como já aqui referimos este software serve para facilitar a tarefa de transferência de ficheiros entre dispositivos Apple e computadores com o Windows. Só pelo fim do software já podemos supor que no mínimo precisamos de duas coisas: um computador com o Windows e um dispositivo iOS. Segundo os pré-requisitos no site da empresa é suportado as versões 7, 8, 8.1 e 10 do Windows e as 8, 9, 10.1, 10.2, 10.3, 11 do iOS que se traduz nos iPhones 4s, 5, 5s, 6, 6s, 6 plus, 6s plus, 7, 7 plus, 8, 8 plus, X e nos iPad mini2, 3, 4 iPad Air, iPad Air 2 e iPad Pro. Para além disso precisamos também de uma versão qualquer do iTunes instalado no computador.

Imagem de EaseUs

Ao fazer o download no site oficial da empresa o utilizador depara-se logo com o design do site simples mas ao mesmo tempo diversificado. Também o design do software segue estas características, ao deparar-se com ele na primeira utilização o utilizador vê uma janela moderna e colorida como ditam as mais recentes normas de User Interface. Este aspecto é o resultado da empresa querer ao mesmo tempo simplificar a transferência de dados e tornar esta tarefa “apelativa” aos olhos do utilizador.

Imagem de EaseUs

Com o software aberto e depois de ligar o dispositivo por cabo ao computador aparece logo uma imagem relativa ao dispositivo que está ligado e algumas informações sobre o mesmo. Mais concretamente estas informações indicam o armazenamento que está a ser utilizado e o que ainda está livre, a versão do iOS, o número de série do dispositivo e até mesmo o número de telemóvel que está a ser utilizado.

Imagem de EaseUs

Após o dispositivo estar ligado ao computador e as informações do mesmo terem aparecido no ecrã temos quatro grandes botões com opções ao lado das mesmas. A primeira opção é “Transfer to This Device” que tal como o nome indica permite transferir para o dispositivo ficheiros individuais ou até mesmo uma pasta inteira. Esta opção permite deixar de lado a sincronização de arquivos que era a maneira mais utilizada no iTunes e torna-se bastante útil para quem quer transferir vários arquivos organizados por pastas e sub-pastas.

A segunda opção que aparece ao utilizador é a transferência de arquivos entre dois dispositivos iOS. Embora não pareça, este recurso é extremamente útil na hora de transferir vários ficheiros ou até mesmo pastas de uma forma simples. Para a utilização deste recurso é necessário que o segundo dispositivo também esteja ligado ao computador por USB.

Imagem de EaseUs

A terceira opção é talvez a mais utilizada do software, e é também o responsável por uma das mais valias apontada pela empresa. Estamos a falar da opção de transferir os arquivos do dispositivo directamente para o computador, quer seja para simples ficheiros de imagem, músicas ou até mesmo backups inteiros com poucos cliques. A facilidade de utilização deste recurso é igual ao do primeiro, basta seleccionar os arquivos ou pastas que deseja.

A grande vantagem deste recurso é a possibilidade de dar a ordem automática para a transferência de todos os arquivos do dispositivo para o computador, sim todos os arquivos inclui contactos, mensagens, notas, calendário, livros, histórico e favoritos do Safari, fotografias, Photo Stream, vídeos, música, toques e memorandos. Esta ordem é capaz de distribuir os ficheiros, conforme o seu tipo, de forma automática por diferentes pastas criadas pelas mesmas. Porém para que seja possível transferir mesmo todos os arquivos, tem de desligar o iCloud durante esta operação.

Imagem de EaseUs

A última opção mostrada nesta janela também permite transferir arquivos do dispositivo para o computador mas de uma forma mais detalhada e minuciosa. É aberta uma nova janela com todos os arquivos que podem ser transferidos para que sejam escolhidos quais quer ver transferidos mas sem grandes opções de pesquisa e ordenação dos arquivos.

MobiMover é realmente uma ferramenta poderosíssima, muito prática e uma excelente solução para os utilizadores simultaneamente de iOS e Windows. Para além do que aqui analisámos e descrevemos, o site oficial da marca tem todos os detalhes do software, um guia completo de utilização e vários artigos de apoio à utilização.

Se é um destes utilizadores aproveite já e instale o software que ao contrário da maioria dos produtos que trabalham com iOS é gratuito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here