Toyota e Uber formam parceria para carros autónomos

A Toyota vai investir cerca de $500 milhões na Uber. A ideia é, em parceria, desenvolver carros autónomos. A notícia é avançada pela Uber, que cita uma fonte familiar com o negócio que terá como objectivo continuar a fazer frente aos rivais nesta área cada vez mais competitiva.

Os analistas têm vindo a considerar que a Toyota e a Uber se encontram atrasadas na corrida pelo mercado dos carros autónomos. Assim, esta parceria visa recuperar o tempo perdido e tornar as marcas mais competitivas neste nicho.

A Uber tem estado quase de “fora” desde o acidente fatal

Em Março, nos Estados Unidos da América, um carro autónomo da Uber esteve envolvido num acidente fatal que vitimou uma pessoa. Aconteceu na pequena cidade de Tempe, no Arizona, quando um carro SUV da Uber atropelou mortalmente um peão.

Desde este acidente que a Uber removeu os seus carros autónomos da rua e fechou completamente as suas operações no Arizona.

Assim, este negócio marca o regresso da Uber à corrida dos carros autónomos.

Sistema autónomo da Uber combina com o sistema Guardian da Toyota

Este investimento da Toyota representa também uma ligação de esforços entre as duas marcas. O sistema autónomo da Uber será combinado com o sistema Guardian da Toyota, que é um sistema que visa aumentar a segurança dos automóveis.

Até agora, não há reacções oficiais da empresa

O silêncio continua a ser rei, e nenhuma das empresas reagiu até agora a estas notícias. A Toyota tem estado quase completamente afastada do mundo dos carros autónomos, e tem preferido sistemas semi-autónomos como o Guardian. Porém, este negócio representa uma mudança de planos da marca, que parece não querer perder totalmente uma presença neste novo e promissor mercado.

A Uber também apresenta aqui uma mudança de estratégia. Se até agora a empresa preferia trabalhar sozinha nesta área, o acidente no Arizona parece limitado as opções da empresa, que se vê agora obrigada a colaborar com “estranhos”.

Fonte: Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here